Neste post irei descrever a experiência que tive em minha ultima viagem à Las Vegas utilizando a companhia aérea Aeromexico.

Site: www.aeromexico.com

Essa viagem foi adquirida através de um pacote em uma agência na internet. Portanto, eu só recebi os detalhes e voucher de meu itinerário alguns poucos dias antes da data de partida. A primeira informação que corri para ler era com qual companhia aérea eu iria. Afinal de contas, já estava planejando isso há algum tempo e também estava de olho, claro, em ganhar milhas no meu programa de fidelidade. Foi quando fiquei sabendo que voaria pela Aeromexico. O voo seria de São Paulo -> Cidade do México / Cidade do México -> Las Vegas. Mas o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: “mas quem é essa tal de Aeromexico?”.

Sim, nunca tinha ouvido falar dessa companhia aérea até então. E claro que fui pesquisar na Internet maiores detalhes a respeito dela. Sites de reclamação, blogs, etc. No início me espantou a quantidade de reclamações que existiam sobre dois principais assuntos:

• Reserva de Lugares no momento do check-in:
    • MUITAS pessoas reclamando que ao fazerem o check-in no aeroporto, raramente conseguiam lugares juntos à seus companheiros ou familiares. Grupos viajavam separados, casais não conseguiam lugares um ao lado do outro etc.
  • Atraso na entrega de bagagens em voos de conexão:
    • Outras tantas pessoas reclamando que a companhia aérea demorava muito para desembarcar e entregar as malas e muitas tinham perdido voos de conexão em horários próximos pois não conseguiam pegar a mala a tempo, e a companhia cobrava uma taxa de embarque (ou mesmo o valor de uma nova passagem) para embarque em outro voo. Muitas acusações de que isso era feito de propósito pela companhia aérea para ganhar mais dinheiro dos passageiros.

Em relação à primeira reclamação que vi, fiquei realmente preocupado, pois viajando junto comigo estavam minha esposa e meu irmão. Eu não queria voar separado deles. Compramos o pacote juntos e pretendíamos fazer a viagem juntos. E realmente vi várias pessoas no aeroporto reclamando de terem pego assentos separados, casais dentro do avião solicitando troca de lugar com outros passageiros para poderem ficar juntos etc.

DICA: Não deixe para fazer a reserva de lugares apenas quando chegar ao Aeroporto. Faça a reserva de lugares pela internet antes e confirme os lugares durante seu check-in e despacho das malas.

Realmente vimos diversas pessoas que estavam juntas viajando separadas e reclamando que durante o check-in não conseguiram assentos sequer próximos. Conseguimos ir os três juntos pois fizemos a reserva pelo site assim que recebi meu voucher / reserva.

Sobre as entrega das malas, eu estava relativamente tranquilo pois o intervalo de tempo entre meus voos era de aproximadamente 2h30min. Mas de fato tanto na Cidade do México, quanto em Las Vegas, depois na volta que fiz o percurso contrário, minhas malas não chegaram à esteira antes dos 30 minutos de espera, em nenhum trecho. Na Cidade do México eu peguei fila para passar pela alfândega e ainda assim tive que esperar um bom tempo para minha mala chegar à esteira após eu passar pelos agentes. Portanto, não tem como afirmar que isso seja um comportamento para enganar o passageiro e fazer ele pagar outra passagem, como muitos afirmaram, mas acredito que seja uma falta de organização somada a poucos funcionários e a distância do portão de desembarque até o setor de devolução de bagagens. Realmente conexões com espaço curto de tempo podem ser prejudicadas por esse atraso das bagagens.

Check-In

Meu voo saiu de São Paulo (Guarulhos). O balcão de check-in estava bem tranquilo. Como esta companhia opera poucos voos, a fila estava relativamente curta e o processo de check-in foi rápido. Despachamos as malas e logo fomos para o portão de embarque. Em Guarulhos você precisa ter olhos treinados para achar o balcão da Aeromexico. É um dos últimos do Terminal 1, e passei em frente duas vezes para me dar conta de onde estava. O Totem informando a companhia não é muito informativo e passa despercebido se você não prestar atenção.

Avião

O voo GRU -> MEX foi em um Boeing 777-200 e o voo de MEX -> LAS foi em um Boeing 737-700. Naves padrão para voos internacionais de longa e curta distância, respectivamente e na maioria dos casos. Achei a aparência dos aviões bem conservada, a limpeza e a organização da aeronave estavam muito boas. Ja fiz voos com aeronaves em piores condições, de verdade.

Voo

O voo em si foi bem tranquilo, sem incidentes, e todos meus voos saíram no horário programado. Durante o voo cada passageiro recebe um pequeno Kit com: escova e pasta de dentes, fone de ouvido e uma mascara de repouso (tive que pesquisar o nome por que nào sabia).

kit aeromexico
Foto retirada do Google Imagens, pois não achei minhas fotos do kit. 😛

Sei que o Kit da primeira-classe é diferente, com mais acessórios, pois estavam distribuídos nos assentos quando embarquei. Só assim mesmo, pois fui de classe econômica, como sempre. Além desses itens acima, temos o já costumeiro Travesseiro e Cobertor.

O Serviço de bordo conta com um jantar (já que minha viagem foi noturna) e um café da manhã quase no fim do trajeto. Comida padrão (massa ou frango e/ou carne – no meu caso de ida foi frango e tinha carne na volta). Com bolachas, bebidas e pão. O café da manhã tinha ovo mexido, bebidas e um creme de feijão (que eu particularmente não gostei) e que decobri depois ser algo típico mexicano no café da manhã.

O entretenimento durante o voo possuía alguns filmes novos já disponíveis, alguns jogos e musicas e séries de TV. O voo não contava com WIFI.

A Aeromexico também oferece jornais do dia, distribuídos na porta de entrada da aeronave, em alguns de seus voos.

Tripulação

A tripulação foi realmente atenciosa e prestativa durante todo o voo. No caso desta companhia em especial, espere para ser tratado em sua grande maioria em Espanhol. Durante meu voo partindo de São Paulo encontrei apenas um tripulante que falava Português, todos os demais falavam apenas Espanhol. Já nos voos entre Mex -> LAS, LAS -> MEX  somente tripulantes falando Espanhol. Como eles estão acostumados, provavelmente, com esse fluxo, um “Portunhol” costuma funcionar perfeitamente como meio de comunicação.

Resumo

Viajar com a Aeromexico foi realmente uma surpresa, pois apesar de ter sido meu primeiro contato com esta companhia aérea, acabei tendo um bom voo, tudo correu de forma satisfatória, sem problemas com horários. Vi algumas pessoas realmente reclamando dos assentos que foram colocados, conforme as reclamações que tinha lido em diversos lugares. Como fiz a escolha antes não tive este problema, e a demora na entrega das bagagens foi a única coisa que realmente me incomodou um pouco. Achei que o serviço poderia ser um pouco mais rápido nesse sentido. Mas para um primeiro contato com a companhia, que até então era desconhecida para mim, digo que realmente vale a pena dar uma chance à ela nesse sentido. Como disse no início, acabei pegando esse voo por um pacote, portanto não consigo avaliar nem comparar o preço em relação à outras aéreas. Mas pelo que vi depois, alguns voos deles costumam ser mais baratos, realmente. E como minha viagem era para a costa-oeste dos Estados Unidos, a conexão e distância foram oportunas.