Em 2013 fiz uma viagem para Monte Verde – Minas Gerais. Conhecia o local apenas por sua fama e foi por indicação de algumas pessoas que acabei por me interessar. Muitas vezes ouvimos falar que Monte Verde é “a cidade de apenas uma rua”. Eu posso dizer que isso não é totalmente justo de se dizer. Vou explicar melhor os motivos a seguir, mas vou dizer também por que têm-se esta impressão as vezes.

Moro em São Paulo e fiz a viagem de carro até Monte Verde. Foi uma viagem de 160 KM, a maior parte do trajeto é pela Fernão Dias (BR-381) e então você entra em uma pequena cidade chamada Camanducaia que dá acesso à Monte Verde. Após passar por Camanducaia você tem mais um percurso de aproximadamente 30 KM de subida em direção à Monte Verde. Morro acima direto, sem parar pois a estrada é estreita e não tem acostamento, você chega ao seu destino em aproximadamente 40 minutos. Partindo de São Paulo, tempo total de viagem: 2H15M.

Chegamos à Monte Verde
Chegamos à Monte Verde

Se não te avisaram, esta é uma cidade montanheira e um dos principais atrativos da cidade é o frio.

mvfrio
Gosto da ousadia de algumas pessoas

Assim que você começa a subir em direção à cidade já começa a sentir a mudança de temperatura e de clima. Monte Verde é um lugar onde boa parte do tempo (dependendo da época do ano, claro) está nublado, frio e bem úmido (ou chovendo). Mas isso é o que deixa a cidade mais atrativa, pois a maioria das atrações são feitas para esse tipo de clima.

Vou explicar agora por que muita gente fala que Monte Verde é a cidade de uma rua só. Assim que você cruza o portal de entrada da cidade, você se depara com uma rua completamente decorada, bem conservada, limpa e que possui 98% do comércio da cidade  E é nesta rua que você vai encontrar os bares, restaurantes, lojas de roupas e comidas tipicas e grande parte das Pousadas. Todo o comercio turístico da cidade está nesta rua.

Mas isso não quer dizer que a cidade não tenha outras atrações para oferecer à seus visitantes. A cidade possui muitas pousadas espalhadas, muitas ficam mais afastadas da rua principal, mas próximas de outras atrações.

Quando eu fui, o acesso à algumas pousadas ainda era por estrada de terra (o que acaba agravando quando se vai em uma cidade muito chuvosa por causa da lama e de dirigir nesse tipo de terreno). Hoje a estrutura mudou bastante, muitas das ruas no entorno já estão revitalizadas e asfaltadas.

Mas se você é um aventureiro, e adora uma trilha, tem um 4×4 e gosta de sujar seu carro, nem tudo está perdido. A cidade também oferece terrenos para quem curte fazer esse tipo de passeio. Caso você goste, mas não tenha um 4×4, você pode alugar um em um dos quiosques localizados na rua principal e dirigir em comboio para alguns pontos de observação (City Tour) como a Pedra Redonda, Pedra Partida e mesmo o Mirante do Aeroporto de Monte Verde (considerado o aeroporto mais alto do Brasil). Ainda conta com atrações como trilha de moto, tirolesa, voos panorâmicos e muito mais. Para se aventurar em Monte Verde, tente ver a página de Passeios de Monte Verde.

Monte Verde tem sua própria fábrica de Cerveja e se orgulha de produzir e revender esse produto. Na Cervejaria Fritz, bar da marca da cerveja produzida no local, você pode experimentar as variedades produzidas por esta cervejaria e alguns dias da semana você pode fazer uma visita guiada pelo próprio Sr. Fritz à fábrica e beber cerveja de graça conhecer como é produzida a cerveja servida no bar. O preço da visita inclui um Souvenir e você concorre à algumas cervejas no final.

Ir para Monte Verde te leva para um paraíso de Doces de Leite, Queijos, Cachaças Artesanais e Chocolate. Mas você não deve deixar de ir nas duas fábricas de chocolate que tem na cidade. Nas duas você poderá degustar, comprar chocolates para presente e tomar um café (ou chocolate quente, óbvio) com tortas e bolos. Todos produzidos na hora e com o cheiro de chocolate no ar durante toda sua visita. Procure pelas duas fábricas: “Gressoney Chocolates” e “Sabor Chocolate”.

A maioria das pousadas oferecem o mesmo tipo de serviço e comodidades, como Piscina Aquecida, Quarto com Lareiras, Aquecedor, café da manhã etc. Portanto a escolha da pousada vai acabar caindo mesmo no seu estilo, gosto e preço.

20131104_172914Não se espante se você estiver caminhando e tiver que dar passagem para um esquilo esfomeado procurando sementes e comida. É comum ver esquilos pelas ruas e existem áreas onde os próprios comerciantes colocam comida para atrair os esquilos (e os clientes curiosos também, :-D). Você com certeza verá MUITOS esquilos por la, mesmo em dias mais chuvosos eles se aventuram para pegar comida.

esquilomv

A cidade é bem turística, e todo o comércio é voltado para turistas. Mas a cidade costuma ficar lotada mesmo de fim de semana. Inclusive, alguns comerciantes só abrem as portas de Sexta, Sábado e Domingo. Quando fui à Monte Verde, passei alguns dias da semana lá também. É um paraíso se você procura por tranquilidade e descanso. Ruas vazias, pousadas mais baratas e com pouca ocupação, restaurantes com lugar de sobra. Já de fim de semana a coisa muda, ônibus de turismo chegando a todo momento, ruas lotadas, fila de espera em restaurantes etc. Tudo bem, não é tão exagerado assim quanto parece, mas por ser um local de fácil acesso, não tão longe de algumas capitais, ir para passar um fim de semana ou mesmo um bate-volta acaba sendo uma opção e aumenta o fluxo de pessoas.

Resumo

Monte Verde é uma cidade bem interessante e ao mesmo tempo bem romântica. Não é raro encontrar casais novos ou mesmo em lua-de-mel andando agarradinhos pelas ruas. Uma coisa interessante que reparei durante os dias que fiquei lá foi exatamente isso: era raro ver um casal que estivesse lá com filhos. A maioria dos restaurantes se preocupam e atendem clientes procurando esse tipo de clima romântico, oferecendo uma iluminação mais baixa, mesas para 2 pessoas etc. A coisa muda um pouco de fim de semana, onde a cidade é “tomada” por turistas e por grupos de pessoas, mas lá todos tem seu espaço e lugar.

Existem opções para todos os gostos, desde gastronômico até aventureiro.  Será impossível você sair de lá sem comer um Fondue num jantar romântico, mas também não deixe de experimentar um almoço com tutu-de-feijão. Foi um dos melhores que já experimentei.

Não tenho a intenção de me prolongar muito mais, é um lugar que você deve conhecer em duas oportunidades: na primeira vá com a família e depois volte somente com a esposa / marido (deixe os filhos com a sogra). 😉

Você pode encontrar TUDO sobre Monte Verde na página Guia Monte Verde. Lá você terá informação de tudo mesmo sobre o local, onde ir, como chegar horários, atrações etc.

Anúncios