Eu sempre costumo comentar que na maioria das viagens que fazemos, o planejamento acaba levando muito mais tempo do que sempre esperamos. Entre esse planejamento está àquela dúvida cruel de sempre, se devemos ou não alugar um carro.

Uma vez tomada essa decisão, precisamos considerar também os custos dela. Quantos dias ficaremos com o carro? Será durante toda a viagem? Onde vou alugar? Onde oferece a locação mais barata? Devo alugar algum equipamento adicional?

Essas são realmente questões que já saíram do momento de decisão e passaram para o momento financeiro, onde todos os custos contam, pois muitas viagens são planejadas com um orçamento apertado, ou com um limite de gastos. Ainda mais se considerarmos uma viagem internacional e a atual variação de nosso câmbio.

Vou tentar dar uma dica que pode salvar alguns dólares (ou mesmo reais) se você pretende alugar um carro. Via de regra, ao viajarmos, estamos indo para um lugar novo, que não conhecemos ou que temos pouca familiaridade. E se vamos levar em conta que estamos alugando um carro, o mínimo que temos que nos preocupar é em nos deslocarmos de um local à outro sem nos perdermos. Mas se junto ao valor da diária do carro você for considerar a locação de algum sistema de navegação, pode esperar um custo a mais em seu orçamento de viagem, pois estes equipamentos não costumam ser baratos.

Pensando em reduzir os custos com esse tipo de equipamento, em minha ultima viagem decidi que eu não pagaria por um sistema de navegação. Poxa, eu tenho um Smart Phone, ele deveria me ajudar nesses momentos de crise. E com isso em mente fui me aventurar nessa tal de Internet para tentar encontrar um aplicativo de mapas offline, onde eu pudesse baixar os mapas das cidades, ou estados, que eu estivesse. Entre uma dica e outra, baixei alguns aplicativos para testar e achei a maioria bem ruim, não atendiam minha necessidade ou eram na maior parte do tempo instáveis. Mas dentre todos que eu encontrei e li algumas resenhas, acabei por encontrar um chamado here Maps.

here Maps
here Maps

O here Maps permite que você faça o download dos mapas pela região que você está. Você não precisa baixar o mapa do Brasil todo. Se você vai viajar para o Rio de Janeiro, você só precisa baixar o mapa do Estado do Rio. Se vai para Bahia, baixe apenas o mapa daquele estado. Da mesma forma que para viagens internacionais ele funciona da mesma forma. Em todos os países você consegue baixar o mapa apenas dos estados que são de seu interesse. Por exemplo, nos Estados Unidos, você não precisa baixar todo o mapa de lá, escolha o estado visitado e você terá acesso à todas as informações do lugar.

O interessante em não baixar todo o mapa de um país inteiro, é que você não ocupa todo o espaço de armazenamento de seu celular (ou tablet) e ainda sobra espaço para suas fotos da viagem.

O interessante dos mapas que você baixa é que ele também tem informações de lugares da região baixada. Por exemplo, eu posso fazer uma pesquisa por “Churrascaria” no mapa do Rio de Janeiro, e ele irá me listar os mais próximos. Ou eu posso pesquisar “Gas Station” e ele me indicará o posto de gasolina mais próximo em uma viagem internacional. Nomes de estabelecimentos também estão disponíveis, como Walmart, ihope etc. Basta saber o que você quer que ele lhe indicará os mais próximos baseado na sua localização atual.

Achei o sistema de navegação dele bem simples, e você pode fazer várias listas de lugares favoritos para salvar no mapa. Por exemplo, Lista Pessoal, Lista de Postos de Gasolina, Lista de Restaurantes. Vai depender da sua criatividade e de seu gosto agora.

Ele tem duas modalidades: Online e Offline. Se você tiver conexão com a Internet, ele utilizará informações de trânsito e irá te mostrar no mapa as vias com maior tráfego ou não (depende da região que você estiver). Já o modo Offline você fará a navegação de forma normal, mas sem informações de tráfego. Todas as demais informações estão no mapa que foi baixado, não importa se você está usando ele online ou offline.

Dentre todos que testei, esse foi o que teve o melhor sistema de navegação, foi o mais preciso e o mais estável em seu funcionamento em meus equipamentos.

Ele está disponível tanto pele Apple Store quando pela Google Play Store.

Com esta dica acredito que você irá economizar bastante em suas próximas locações, não tendo mais que pagar por um sistema de navegação. Assim como eu economizei em minhas ultimas viagens.

Vai alugar um carro? Veja a melhor cotação em nosso parceiro rentcars.com.

E você, utilizou algum outro aplicativo e recomenda? Comente e compartilhe.

Anúncios