A famosa represa Hoover Dam está localizada na divisa entre os estados de Nevada e Arizona, nos Estados Unidos. E se você não sabe por que ela é famosa, provavelmente não deve ter assistido o antigo filmes “Super Man – O Filme (1978)”, ou mesmo “Transformers (2007)”, sem contar outros mais recentes que também a utilizam como cenário: “Terremoto – A Falha de San Andreas (2015)”, “Pixels (2015)”. A questão é, se você viu alguns desses filmes, provavelmente viu essa represa, e provavelmente também viu ela sendo destruída inúmeras vezes.

nevada_hoover_damVendo os filmes ou não, Hoover Dam se tornou um ponto turístico no estado de Nevada. Ainda hoje ela é considerada a maior obra dos Estados Unidos. Está localizada apenas 33 Milhas (54 Km) de Las Vegas e foi construída entre os anos de 1931 até 1936 sobre o Rio Colorado. Ela fica localizada próximo à Boulder City, cidade construída exclusivamente para abrigar os funcionários da obra durante a construção da represa. Hoje também é um ponto turístico, onde o Museu Hoover Dam pode ser visitado. Fiz um post separado falando apenas dessa cidade, que foi uma de minhas paradas quando fui à represa: Boulder City (Nevada) – Estados Unidos.

Quem vai para a Hoover Dam tem duas formas de observar a represa. A primeira é passando pela Hoover Dam Access Rd., onde você irá passar por toda a represa e encontrará alguns bolsões de estacionamento, o mais próximo é pago (com algumas vagas cobertas) e os demais gratuitos. Esses bolsões são bem próximos da represa hoover_dam_bridgee dos pontos de observação, você deixa o carro e vai andando conhecê-la em toda a sua extensão. A segunda opção é a “Mike O’ Callaghan — Pat Tillman Memorial Bridge“, construída em 2010, ela oferece uma vista espetacular da represa que antes era possível de se ver apenas com passeios de helicóptero. Os visitantes tem a chance de dirigir pela ponte e verem a represa de seu ponto mais alto. Localizada à aproximadamente 900 feets (275 metros) acima do Rio Colorado. Por toda a extensão da rodovia, você verá placas indicativas de onde parar para fazer o “bridge walk”. A ponte também foi criada não apenas para reduzir o tráfego, mas também para proteger o Lago Mead e o Rio Colorado.

Existem dois “tours” disponíveis phoover_dam_tourara visitação da represa e também de sua operação. O primeiro (e mais barato), custa U$ 11.00 e é conhecido como Hoover Dam Power Plant Tour. Ele é dividido em várias paradas em diversos locais diferentes. Ele permite que o visitante escolha quais lugares quer visitar e programe suas paradas. O percurso completo, com todas as paradas, dura aproximadamente 2 Horas.
O tour começa com um vídeo contando a história da represa e explicando os procedimentos de segurança para então um guia levar os participantes à um elevador com destino à base da represa, 150 Metros para baixo, mostrando os Geradores de Energia. Também é possível sentir o fluxo de água do Rio Colorado passando pelos encanamentos da represa. Sem contar a vista dos componentes mecânicos da represa.hoover_dam_river

O segundo tour é mais recente, e conhecido com Dam Tour. Por U$ 30.00 o visitante tem incluso todos os passeios que são oferecidos no Power Plant Tour, mas esse também inclui um passeio guiado por dentro da represa, não apenas na parte de geração de energia.

O tour adentra a represa e seus túneis de inspeção. Os túneis ainda possuem as antigas marcas de inspeção nas paredes, feitos há décadas atrás, indo mais a fundo, terá acesso às galerias de escoamento. A vista da represa também oferece uma observação ao Lago Mead, o maior reservatório de água artificial do pais.

Resumo

Conhecer a Hoover Dam é um passeio obrigatório quando se vai à Las Vegas. É uma das maiores construções já feitas e não é preciso um tour guiado pela represa para se vislumbrar essa imensidão de concreto e ferro. Como curiosidade, a represa foi construída em menos tempo do que o que estava programado e custou menos que o valor inicial orçado.

Caso tenha um pouco mais de tempo, faça o tour e veja como funciona a geração de energia por dentro da represa, como é o mecanismo, a tubulação etc. Será um passeio inesquecível de qualquer forma, com tour ou não. Apenas a vista já vale a pena.

Anúncios