Se você tem algum pacote de TV por assinatura que esteja incluído canal History Channel, com certeza já deve ter assistido o programa chamado Trato Feito. É um programa sobre uma loja de penhores onde os clientes entram para vender / penhorar seus objetos antigos e por trás de cada objeto é contada uma história, da época em que ele foi fabricado, ou o contexto em que ele foi utilizado etc. Mas o principal atrativo do programa são os donos da loja, que negociam o preço que eles pagarão pelos itens e geralmente conseguem pagar muito menos do que o cliente havia pedido inicialmente.

lasvegas_pawnshop
Fachada famosa exibida em todos os episódios 

O nome original do programa é Pawn Stars. É uma série de televisão americana exibida no canal History e filmada em Las Vegas. A série relata o dia-a-dia da famosa loja de penhores Gold & Silver Pawn Shop, que após o início da exibição do programa passou a se chamar World Famous Gold & Silver Pawn Shop. Inclusive é o que se encontra na camisa e identificação de todos os funcionários da loja. A loja foi fundada por Richard Harrison (The “Old Man”) em 1989 e até hoje é administrada por ele junto com seu filho e seu neto, que também fazem parte do show. A série estreou na TV Americana em 2009 e desde então a loja se tornou um ponto turístico de Las Vegas, dada a grande audiência do programa que chegou a ser um dos mais assistidos após sua estréia.

Apesar da placa dizer “Open 24 Hours” a loja não está aberta ao público 24 Horas. Como apesar da fama ela continua sendo uma loja de penhores, funciona normalmente durante o dia, inclusive aberta ao público, e durante a noite ela tem apenas um guichê de atendimento aberto para compra e penhora de itens.

Com a repercussão que tem o programa e como tudo que faz sucesso em Las Vegas atrai bastante gente, prepare-se para encontrar o local sempre lotado e em alguns casos até com fila para entrar na loja.

lasvegas_pawnshop_outside

A loja é exatamente como se vê no programa de televisão. Ela é relativamente pequena e como a visitação pode ser grande, o pessoal acaba controlando a quantidade de pessoas dentro da loja. E só permite a entrada de novas pessoas conforme as demais vão saindo e liberado espaço.

lasvegas_pawnshop_inside

Mas o mais  interessante ao se visitar a loja, se você assiste o programa, é ver a grande maioria dos objetos que aparecem no show estarem lá expostos no mostruário. Alguns estão à venda, outros não, e fazem parte da coleção pessoal do “Rick”. Mas (quase) tudo está ali, as armas, canhões, armaduras, anéis, livros e muitos dos itens que já apareceram no programa e em cada episódio.

Jpeg

Uma dica é chegar ao local bem cedo, pois na parte da manhã as filas costumam ser bem menores e em alguns casos inexistentes. Quanto mais tarde chegar, mais pessoas irá encontrar no local. Como não tem cobertura, se prepare para esperar no sol. A espera não costuma ser tão grande, mas algumas placas e relatos dizem que em dias mais concorridos ou durante os finais de semana, costuma ficar em uma média de 50 minutos até 1 hora.

lasvegas_pawnshop-front
Aproveite para chegar cedo e quase não encontrará fila no local

Uma das esperanças de quem vai lá é a de encontrar alguns dos personagens pela loja. Isso é algo raríssimo de se acontecer. Eles costumam aparecer por lá apenas para gravação dos episódios, e a loja é fechada enquanto está em gravação. Você pode reparar que durante os episódios, quando eles aparecem, existem pouquíssimas pessoas dentro da loja. Eles deixam apenas algumas pessoas entrar. Então, você terá que ter muita sorte para ir lá em um dia de gravação ou em um raro dia que eles aparecerem por lá. Mas, como li em um outro lugar uma vez: Las Vegas é o lugar que todos vão contando com a sorte.

Infelizmente quando eu fui me disseram que era época de férias do pessoal e eles só estariam de volta em Setembro. Acredito que eles usam essa desculpa para todo mundo, mas não custava nada eu perguntar.

Resumo

Conhecer a Gold & Silver Pawn Shop em Las Vegas é algo bem legal, você tem contato direto com o universo do seriado e tudo está ali, da forma como você vê na TV. Não tem estúdio, é realmente ali que o pessoal grava e é local que você irá visitar, tocar os objetos etc.

Como todo local de sucesso,  nos fundos da loja você irá encontrar um pequeno Gift Shop com diversos produtos voltados para a série ou para os personagens, como camisetas, canecas, souvenires, bonecos dos participantes etc. É uma parte interessante também para sair de lá com uma lembrança de sua visita à loja.

Anúncios