Viajar é sempre bom, mas planejar a viagem é algo que requer um bom tempo pois, a não ser que você já compre um pacote completo de viagem, você terá que se preocupar com Passagem Aérea, Hospedagem, Locomoção, Refeição e etc. Essa é a parte mais trabalhosa de viajar, mas também é a parte mais interessante.

Em minha viagem para New York, não quis pegar um pacote, e decidi fazer e planejar a viagem (itinerário e datas) por mim mesmo. E foi conversando com amigos que me indicaram o site chamado Airbnb. Na época ele não era tão difundido assim aqui no Brasil. Confesso que fiquei com um pouco de receio de fazer uma viagem meio longa (12 Dias) e confiar em um site de locação de casas / quartos para hóspedes. Mas algumas das pessoas que realmente me indicaram ele elogiaram tanto que resolvi dar um voto de confiança.

Para quem ainda não conhece ou nunca ouviu falar, o Airbnb é um site para que as pessoas possam escolher, procurar e também alugar locais para hospedagem. Foi fundado em 2008 e hoje possui ofertas em mais de 34000 cidades e 190 países.

Mas qual é a mágica do Airbnb? É simples, você entra no site, escolhe a localidade para onde quer viajar e ele vai listar todas os locais disponíveis para sua hospedagem dentro da data que você especificou na busca. “Ah, mas isso qualquer site de hotéis faz hoje em dia”. Sim, verdade, mas a diferença do Airbnb é que você não está alugando um hotel, e sim alugando uma casa, um quarto, ou flat diretamente com o proprietário, sem intermédio de ninguém.

airbnb_pagesearch

O Airbnb é um local onde pessoas podem oferecer seus imóveis para temporadas, oferecer quartos e casas para hospedagem diretamente. Você está tratando diretamente com o proprietário. Basta fazer a pesquisa e escolher o que melhor se encaixa em seu orçamento.

Existem pessoas que possuem apenas um quarto vago na casa, e querem ganhar dinheiro com isso, como também existem pessoas anunciado casas inteiras para locação. Vai depender de sua preferência, se gosta de dividir a casa (mesmo que seja com os proprietários) ou se prefere a privacidade. Você tem a opção de escolher o tipo de local que quer ficar em sua busca: “Casa/apto inteiro” ou “Quarto inteiro”.

A vantagem que eu vejo com isso é que você tem uma diversidade de opções que não teria se fosse ficar dependendo apenas de hotéis. Claro que ir para uma cidade grande é diferente, você terá muitas opções de hotéis, mas para cidades menores, ele pode ser um facilitador, expandindo suas possibilidades.

É totalmente seguro. Você em nenhum momento paga diretamente para o proprietário, e sim para o site, e ele só libera o pagamento para o proprietário na data do check-in. Possui politica de cancelamento e também de garantia de hospedagem, caso você chegue ao local e esteja ocupado. Isso é algo que eles realmente se preocupam. Os seus dados e os dados do proprietário apenas são liberados após o negócio ser concluído de fato, ou seja, antes de você fechar você não tem acesso à nenhuma informação do proprietário, assim como ele não tem nenhuma sobre você, apesar de vocês poderem se comunicar por mensagens, a troca de e-mails é confidencial.

Além disso, você ainda conta com as opiniões de cada pessoa que já se hospedou naquele lugar que você está escolhendo, e também a opinião do proprietário sobre as pessoas que já se hospedaram. O site ainda sugere que a pessoa responsável pelo imóvel fornaça guias das proximidades, mapas, referências etc.

O que é mais interessante sobre isso tudo? É que você também pode utilizar o site para oferecer seu imóvel para temporadas (uma casa ou apto na praia, talvez) ou um quarto não ocupado em seu apartamento.

Resumo

Quando você não compra um pacote, a hospedagem é algo que sempre vem acompanhado de uma série de dúvidas: qual a qualidade do hotel, é perto das atrações que quero ir, fica perto de transportes públicos, tenho fácil acesso à pontos turísticos. São algumas das dúvidas frequentes. Se eu tiver a possibilidade de escolher onde ficar, e também poder escolher quanto pagar por isso, já ajuda bastante.

Utilizar o Airbnb foi algo que me causou estranheza no princípio, mas que eu vi que seria um ótimo negócio ao final. Pude escolher exatamente a localidade que eu ficaria, escolhi um local que caberia no meu orçamento de viagem e pude tirar todas as dúvidas com o proprietário antes de fechar o negócio.

Vale a pena dar uma chance ao site, extremamente confiável, seguro e com um ótimo serviço, que pode ajudar e muito em sua próxima viagem.

Anúncios