A Times Square em NY é, sem dúvida, um dos locais mais badalados da região. Seja por seu apelo turístico ou pela variedade de lojas, cinemas, casas de shows e restaurantes. Com seus letreiros de neon brilhando dia e noite e propagandas e vídeos em telões que não param nunca, é um dos locais favoritos para se visitar ou passar algumas horas quando se visita New York.

Ali na intersecção entre a Broadway Ave e a 7th Ave esta a uma das praças mais famosas do mundo, ao lado de uma escadaria que não leva à lugar nenhum (Stairs to Nowhere). A famosa “escada” é o teto de onde está a TKTS, local bem conhecido pela venda de ingressos mais baratos para os shows da Broadway. O stand da TKTS foi entregue em Outubro de 2008, em uma cerimonia que também inaugurou a escadaria para que os pedestres e turistas pudessem tirar suas fotos de todo o local sem obstrução. O projeto foi feito em parceria entre a TDF (Theatre Development Fund – Empresa administradora da TKTS)  e a Prefeitura da cidade de New York como parte de uma reestruturação e reforma do local.

tkts_red_stairs_jeh
Fonte: Wikipedia

Embora o local tenha muito a oferecer, as ruas que cercam o local e algumas outras próximas é que fazem da região um ponto de encontro de milhares de pessoas todos os dias. E é sobre isso que irei descrever de uma forma geral aqui.

As avenidas mais próximas, que cercam a TImes Square são as já citadas Broadway e a 7th Ave. Como toda NY foi uma cidade projetada, você irá se deparar com ruas planas, totalmente retas, extremamente compridas e que vão de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Portanto não é difícil se confundir por lá. Em uma quadra você está na 42St West e logo já se encontra na 42St East. Curiosidade: Se você estiver perdido em como identificar o lado East do lado West, procure a “quinta avenida”. A 5th Ave. é a avenida que “divide” os dois lados. De um lado da 5th Ave. estão as ruas West e do outro lado estão as East.

Mas vamos falar um pouco do que encontrar em cada um desses locais.

Broadway

A Broadway é mundialmente conhecida por seus teatros e shows. Isso é algo que não temos como negar. É reconhecida pela excelência e glamour dos espetáculos. Assistir um show da Broadway é certeza de diversão garantida e também de sair deles com brilho nos olhos.

A concorrência pelos ingressos é grande. Portanto, planeje bem sua ida à algum show pois existem alguns com fila de espera de mais de 4 ou 5 meses. E não é exagero. Portanto, se tem algum show específico que você queira muito ir, planeje com antecedência a compra dos ingressos para não ser pego de surpresa e não encontrar lugar. Compra de ingressos na porta, apenas para shows que já estão em exibição há muito tempo. Pesquise na internet, compre os ingressos em agências, adiante a compra.

Caso você não tenha pretensão de assistir à um show em específico, uma boa dica é o já citado TKTS. Ele vende ingressos para os shows do dia e com ótimos descontos. E não são apenas os piores lugares não. Como um teatro vazio é prejuízo, quanto mais lugares venderem, melhor. Por esse motivo, você encontra bons lugares com ótimos descontos.

Mas, além disso, a Broadway tem muito mais a oferecer do que apenas os já famosos teatros. No total essa ela tem aproximadamente 53 Km de extensão. E cruza praticamente toda Manhattan. Ela começa em Downtown Manhattan,  no Bowling Green park. Exatamente onde fica o famoso touro de Wall Street. Eu comentei sobre ele em um outro post sobre o Touro e Wall Street. Subindo você passa por diversos parques, Wall Street, Memorial do World Trade Center, Igrejas, chega à Times Square até Uptown Manhattan, Bronx etc.

O interessante dela é observar a arquitetura  antiga, que começa a ser mais visível acima do Central Park. Onde ela manteve a característica de prédios comerciais e de apartamentos antigos.

Alguns dos parques próximos á Broadway são famosos pois já foram palco de alguns filmes, como “Needle Park”, palco do segundo filme de Al Pacino – The Panic in Needle Park. A Universidade de Columbia também estará em seu caminho. E o melhor de tudo? Terá sempre uma estação de metrô, não importa onde você queira conhecer ou parar na Broadway.

7th Ave.

A 7th Avenue, também conhecida como Fashion Avenue (Avenida da Moda) é famosa exatamente por isso. É onde estão estabelecidos alguns dos maiores nomes d gastronomia e vestuário de NY. E sim, é uma das avenidas onde se tem os restaurantes mais caros, e as lojas de roupas e grifes conhecidas dos maiores estilistas.

fashiondisbooth
Stand de Informações e Escultura na 39th no Garment District – Wikipedia

 

Conhecer a 7th Avenue é bem interessante, mas compras por lá podem fugir um pouco de um orçamento mais apertado. É nela também que está o conhecido Madson Square Garden, famoso por seus eventos, jogos de Basquete, Hockey e shows. Ao lado da Penn Station e também próximo do Fashion Institute of Technology.

Na intersecção entre 7th Ave., Broadway e 42st está a Times Square. Não é uma avenida muito grande, e ela reserva boas atrações para conhecer, tirar foro e colocar como roteiro em um de seus passeios. Provavelmente você irá passar por algumas das estações que passam por ela se estiver de metrô.

42nd St.

Por ultimo, mas não menos importante, temos a 42 St. Eu costumo dizer que esta rua é o “lugar onde tudo termina em NY”. Por que? Pelo simples fato de que praticamente todas as linhas do metrô se encontram ou fazem integração na 42st Station. Por esse motivo, não importa onde você vá, ao final você acabará passando por aqui para ir em algum lugar ou fazer uma integração. Mas, por outro lado isso é bom, pois aqui existem muitas das atrações e tem muito pra se fazer também.

new_york-42st_subway

Esta e a ultima rua que forma a intersecção da Times Square, junto à Broadway e a 7th Avenue. É aqui que fica o Madame Tussauds, a famosa sorveteria Cold Stone, o Dallas BBQ (que comentei em um outro post sobre lugares pra comer em NY) e uma série de outros restaurantes, cinemas e lojas. Se a Broadway é o local para ver shows e a 7th Avenue é o lugar para compras, definitivamente a 42st é o lugar onde você vai parar para se alimentar se estiver passando pela Times Square.

É dela também que saem a maioria dos City Tours de New York. E essa é uma das ruas bem concorridas da região, seja por turistas, artistas de rua ou mesmo vendedores de ingressos para shows ou tours. Apesar de não estar exatamente nela, na esquina da 42st com a 8th Avenue você irá encontrar a Carlo’s Bakery, do famoso Cake Boss (do programa culinário dos canais Fox Life / TLC). E se prepare para pegar fila. É um lugar bem pequeno, com pouco espaço para se comer no local, mas é bem concorrido e apesar da fila ser longa, o atendimento é rápido.

Times Square

Apesar de eu ter falado dela no começo do post, é importante mencionar que é ali que os lugares mais badalados estão. As maiores lojas como M&M’s, Hershey’s, Disney, Hard Rock Cafe e diversas outras estão ali. Mas esse é um lugar que merece um post exclusivo para ele.

Além dos locais citados, é na Times Square que está a famosa loja de brinquedos Toys R US. Que infelizmente irá deixar o local devido ao preço do aluguel no local (até o momento em que este post está sendo escrito). Essa loja tem 4 andares lotados de brinquedos, não apenas para crianças, mas para o público de todas as idades. Caso não conheça, é uma das maiores lojas de brinquedos, e dentro dela existe inclusive uma roda gigante. Devido ao aumento de preço nos alugueis da região, a rede de lojas estava negociando a permanência, mas parece que irá mesmo sair de lá e procurar outro lugar. É uma pena pois ela também tinha se tornado um ponto turístico e bem “badalado” da região, com sua grande variedade de brinquedos, jogos e diversão para crianças e adultos.

Resumo

As vezes conhecer os arredores dos pontos turísticos mais famosos  de uma região acaba por apresentar uma ótima oportunidade de ver novas coisas, interagir com algo novo e é bom para explorar também.

Ao redor da Times Square existe muito a ser feito, e muitas ruas interessantes que podem ser visitadas. Não necessariamente precisa-se reservar um dia para se fazer isso, mas procure colocar em seu roteiro, como um ponto de parada entre um passeio e outro, que você verá que isso pode dar uma dinâmica diferente à sua viagem.

Além disso, existem alguns lugares que provavelmente você irá passar mesmo que não queira, como é o caso da 42st, que provavelmente irá entrar uma hora ou outra em seu itinerário, pois será ponto de parada, partida ou mesmo de passagem para algum outro local.

Anúncios