Falar de New York sem mencionar a Ponte do Brooklyn é algo impossível de se fazer, pois este também é um dos cartões postais mais icônicos da região. Se por um lado temos a Estátua da Liberdade como um dos principais cartões postais dos Estados Unidos, quem viaja para New York com certeza deve passar e conhecer a Brooklyn Bridge.

Se você não conhece, ou já ouviu falar e pretende conhecer, é importante e interessante saber que a região e a ponte possuem mais à oferecer do que uma simples travessia. A ponte liga o Brooklyn à Manhattan, cruzando o East Rier. Ela está cercada de parques, pontos de paradas para fotos com uma excelente visão de boa parte da ilha e também locais interessantes para comer.

História da Ponte do Brooklyn

A Brooklyn Bridge foi inaugurada em 24 de Maio de 1883, e na época era a unica ligação entre o bairro do Brooklyn com Manhattan. A primeira pessoa à atravessar a ponte oficialmente foi Emily Warren Roebling, em seguida mais de 1800 carros e 150.000 pessoas completaram a travessia naquele dia.

brooklyn_bridge_postdlf
Fonte Wikipedia

Emily Warren foi a primeira pessoa a atravessar a ponte, mas não foi quem a projetou. A ponte foi projetada por John August Roebling, mas ele acabou morrendo em um acidente durante sua construção, antes que fosse concluída. Se filho Washington Roebling deu continuidade ao projeto mas ironicamente também sofreu um acidente (dessa vez não fatal) que o impossibilitou de continuar a coordenação da construção no local, e começou a fazê-lo utilizando uma luneta de seu apartamento. Ele coordenava através de sua esposa, Emily Warren, que era a “ponte” (desculpe o trocadilho) entre Washington e os construtores.

O Que Fazer no Local

Visitar a Ponte é por si só um passeio fantástico, pois oferece uma das vistas mais interessantes de Manhattan e também de locais próximos, como a Estátua da Liberdade e uma parte do Rio Hudson.

Não importa de que lado da ponte você  esteja, ou de onde pretende começar a travessia ou visitação, você poderá ir de metrô tranquilamente, pois os dois lados possuem diversas estações. Do lado de Manhattan temos as mais próximas Brooklyn Bridge City Hall [4,5,6] e a Chambers St [J,Z]. Já do Lado do Brooklyn, temos as estações mais próximas Hgh Street [A,C] e a Clarck St [2,3]. Portanto o acesso é bem tranquilo.

Alguns guias do local recomendam sempre que você faça a travessia no sentido Brooklyn -> Manhattan. Pois à visão do horizonte de Manhattan é a melhor visão durante o trajeto.

Do lado do Brooklyn, existem dois lugares imediatamente próximos à ponte que valem a pena serem visitados. Em dias de calor (e no inverno também, por que não) existe a famosa Brooklyn Ice Cream Factory. Na verdade, ao lado da Sorveteria existem uma série de restaurantes e cafés, para diversos tipos de gosto, e um bem concorrido e famoso lá é uma pizzaria chamada Grimaldi’s, que também vale muito a pena comer. Mas este não é o segundo local que eu gostaria de comentar que vale a visita, e sim o Brooklyn Heights Promenade.

Provavelmente uma das melhores vistas da Ilha no Brooklyn estão no Heights Promenade. Um passeio elevado com uma fantástica atmosfera, uma calmaria e uma visão do rio como nenhuma outra. Ambiente de diversos filmes, você provavelmente irá reconhecê-lo assim que chegar.

De um lado está o rio, do outro uma série da bancos e uma paisagem deslumbrante de um bairro com suas casas todas conservadas e mantidas pelo patrimônio histórico da cidade. Você terá a visão de alguns Piers desativados, que no momento passam por uma reconstrução e por obras, uns para serem reativados, e outros para darem lugar à um shopping.

A Brooklyn Bridge costuma ser um local para todos os tipos de transporte. Você pode atravessá-la de carro, a pé, e de bicicleta. Tendo cada um seu espaço sem transtornos. A pé a travessia é a mais demorada, e contando com as paradas para as fotos e para observar a bela paisagem, você irá demorar um pouco mais de 40 minutos durante todo o percurso. Mas vale cada minuto.

Não deixe de visitar também o Brooklyn Bridge Park, ele fica em baixo da ponte junto à água e tem espeço para adultos e crianças (com um parque e brinquedos para elas). Você terá uma bela visão de Manhattan também, por baixo da ponte, e esse pode ser um excelente local para começar sua visita à ponte. Passe no parque antes, e depois vá caminhar por ela.

Anúncios