Ubatuba é um excelente destino do Litoral Norte de São Paulo, com belas praias de ótima qualidade e uma paisagem maravilhosa.

Entre uma praia e outra, existem alguns passeios interessantes que Ubatuba oferece aos turistas e também algumas trilhas para os visitantes mais aventureiros. Entre esses locais está um que oferece um pouco de cada: as Ruínas da Lagoinha. Em meio à natureza e cercada de vegetação nativa, ainda oferece uma trilha para se chegar à uma queda d’água bem interessante.

ubatuba-ruinas_do_lagoinha

Localizada na Av. do Engenho Velho, no bairro da Lagoinha, o acesso à ela não é tão complicado. Apesar de ter asfalto apenas na estrada principal, o caminho é um pouco acidentado, mas bem fácil de se chegar.  Próximo ao KM 7 da Rodovia Rio-Santos fica a entrada para o Bairro da Lagoinha.

Nota: Fique atento à alguns GPS (mesmo Waze e Google Maps) pois ao buscar por “Ruínas da Lagoinha”, alguns indicam um caminho totalmente diferente já sentido Rio de Janeiro (Paraty) e partindo de Ubatuba, as ruínas ficam sentido Caraguatatuba, na Rodovia Rio-Santos.

ubatuba-ruinas_da_lagoinha

Construída no início do Século XIX, hoje é tombado e mantido pela Prefeitura de Ubatuba e pelo Fundart (Fundação de Arte e Cultura). Uma das primeiras fabricas de vidros da America Latina, era antes uma produtora de café e cana-de-açúcar. Mas com a necessidade de se produzir recipientes para armazenar esses produtos, uma fábrica de vidros foi construída para a fabricação de garrafas.

Com o abandono do local, logo a natureza foi tomando conta novamente, mas ainda que reste pouca coisa no local, não é difícil encontrar peças pequenos resquícios de casas e construções utilizadas antigamente pelos habitantes do local. A trilha que leva à cachoeira passa por diversos outros pontos onde pequenas ruínas ou mesmo pequenas construções são observadas.

ubatuba-ruinas_da_lagoinha_dentro

A cachoeira

Passando pelas ruínas, existe uma trilha que leva à Cachoeira Véu de Noiva, uma trilha considerada de dificuldade entre fácil à moderada, leva cerca de 50 à 60 minutos para ser percorrida até chegar à cachoeira, mas a paisagem é bem interessante, com objetos e “poços” naturais por todo o caminho.

É uma trilha tranquila, mas que em alguns pontos passa uma pessoa por vez, por ser bem estreita. Apesar disso, fica bem escorregadia em dias mais chuvosos ou após uma chuva, por ficar bem escorregadia.

ubatuba-ruinas_da_lagoinha_rio
Final da Cachoeira, próximo às Ruínas

O passeio às Ruínas da Lagoinha  é bem interessante de se fazer, mas não é algo que vá levar muito tempo. Apensar se bem interessante, o local é bem pequeno e não tem muito o que se fazer por ali. Um passeio entre 30 min à 1 hora acaba sendo suficiente. Claro que esse tempo aumenta caso resolva fazer a trilha até a cachoeira. Mas em si, apenas uma ida às Ruínas irá ser algo bem interessante, com um ótimo contato com um pouco da história e natureza. Definitivamente vale a visita, e ela pode facilmente ser colocada no seu roteiro ou passar por lá bem cedo antes de ir para alguma praia.

O local é bem calmo e mesmo ais finais de semana não costuma ser movimentado, o que deixa ele mais interessante, pois é possível não apenas estar em contato com a natureza, mas também ouvi-la.

Não se espante também se encontrar pessoas por lá fazendo ensaios ou filmagens. Pois o local tem sido bastante utilizado para isso há algum tempo, devido à sua interessante paisagem.

Apesar disso, uma coisa que me incomodou um pouco é que o local não tem nenhuma divulgação ou conservação. Ok, são ruínas e estão ali para serem tomadas pelo tempo, mas não existe uma divulgação, nem sequer uma conservação do local. Tem uma placa de conservação da Prefeitura, mas fora isso, o local é quase esquecido. E de fato, só descobrimos o local por acaso, vendo blogs ou outros posts de viajantes. Mas oficialmente, não conseguimos encontrar (pelo menos não facilmente) informações sobre o local.

Mas, a visita vale cada minuto gasto no local, rendem boas fotos e uma certa tranquilidade durante sua viagem. Mais do que recomendado ir.

Anúncios