Você muito provavelmente deve ter ouvido falar da franquia de filmes Jogos Mortais (Saw – no original). Caso não conheça, é um estilo de terror, onde algumas pessoas acordam em um quarto / sala e todos estão presos, e o objetivo final é que as pessoas resolvam alguns enigmas e consigam escapar. Claro que no filme alguns desses desafios envolve armas, objetos cortantes e muito sangue, para conseguir escapar.

Mas, e se eu te disser que existe uma casa de jogos em alguns locais no Brasil que você pode entrar em um desses desafios por livre e espontânea vontade? Claro que é bem mais seguro e não sai ninguém machucado ou sangrando do local, mas essa é exatamente a temática da Escape 60. Você e um grupo de amigos entra em um quarto ou sala temática, e o objetivo é escapar do local em 60 minutos, resolvendo uma série de quebra-cabeças, enigmas e em alguns casos contar com a sorte ou com seu poder de observação para escapar.

sao_paulo-escape_60
Entrada em São Paulo – Vila Olimpia

Hoje existe essa casa de jogos em algumas cidades no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Santo André (Grande São Paulo). O conceito é bem simples, com um grupo mínimo de pessoas, vocês entram em uma sala com um tema específico e a história começa com o grupo tendo que resolver desafios, utilizando a inteligência e lógica, coletando pistas e revirando o quarto atrás de dicas para poder escapar do local.

Mas se engana quem pensa que o jogo é simples, apesar de ser bem interativo e divertido, é preciso que exista um trabalho em equipe para que todos possam escapar, sem contar que algumas vezes é preciso resolver charadas ou pequenas equações para descobrir uma pista, que leva à outra pista, que abre um cadeado, que revela um código em uma maleta etc.

12822553_1034511279947598_1331649855_n
Joia da Coroa

Em alguns casos, e dependendo do tema da sala escolhida, você ainda entra algemado, o que torna sua mobilidade um pouco reduzida até que você encontre a chave que abre as algemas.

Hoje, os temas (Salas) que podem ser escolhidos de acordo com o site são:

Assassin’s Creed
O sangue da Ordem dos Assassinos corre em suas veias. Seus antepassados foram notáveis personagens que combateram as injustiças do mundo por muitas gerações. Resta descobrir se vocês estão aptos para dar continuidade à luta contra os Templários nos dias atuais. Criamos esta memória para que vocês consigam provar o valor de cada um, desvendando os segredos desta sala relacionados a diversos assassinos notórios da nossa História como Ezio, Altair, Edward, Jacob e Evie. Se cumprirem a tarefa em até 60 minutos, uma porta se abrirá e vocês estarão prontos para entrar para a Ordem dos Assassinos. Caso contrário, ficarão vagando para sempre dentro desta memória.

Corredor da Morte
Há 12 anos você foi preso injustamente em virtude de um assassinato que não cometeu e agora foi condenado à pena de morte. O carcereiro Keeper retornará em uma hora e você será levado para a cadeira elétrica. Na história, apenas uma pessoa conseguiu escapar dessa prisão.

Joia da coroa
A principal joia da coroa foi roubada. Você e seu grupo são da Interpol e devem resgatá-la em um banco clandestino de segurança máxima. O Sr. Bankir e seus guarda-costas estão em uma recepção na casa real e retornarão com sua equipe em 60 minutos.

O Falsário
Em seu leito de morte, sua querida tia-avó lhe deixou uma carta dizendo que sua grande fortuna foi roubada por seu companheiro e que o quadro mais valioso de sua coleção de arte foi deixado como herança para você. O problema é que você precisa resgatá-lo no Ateliê do Sr. Faussaire. Este homem negociou o quadro com a máfia mundial de obras de arte e retornará com os compradores em 60 minutos. Nesta sala, 2 grupos jogarão em paralelo, competindo entre si!!

O Laboratório do Dr. Mortare
Dr. Mortare é um cientista que desenvolveu uma fórmula letal para despejar na estação de tratamento de água. Você e sua equipe fazem parte da divisão especial antiterror e precisam descobrir onde está a fórmula para salvar a cidade. Entretanto, se não saírem da sala em 60 minutos serão mortos por um gás letal.

Operação Resgate
Sua prima desapareceu durante uma onda de assassinatos em série que ocorrem exatamente à meia-noite. Pouco antes do sumiço, ela mencionou que estava namorando um rapaz recém-chegado na cidade e que estava hospedado no Hotel Plaza. A polícia vasculhou o local e não encontrou pistas. Uma camareira, porém, informou que havia um quarto que a polícia não viu. Você e sua equipe tem 60 minutos para resgatá-la.

Através do Site Escape 60, você agenda a sua visita junto ao número de participantes e paga o valor de cada sala. O valor é por participante e depende da quantidade de pessoas e da sala escolhida, mas a média é de R$ 80,00 por participante, e algumas salas possuem uma quantia mínima (e máxima) de pessoas para poder tornar a experiência melhor e os enigmas mais fáceis de serem resolvidos. Existem salas em que você pode dividir o grupo em 2 e esses grupos “competem” entre si para ver quem escapa primeiro.

No site é possível ver informações de horário das salas, telefones e contato.

Resumo

Se você tiver a oportunidade de conhecer o Escape 60, eu recomendo. Estando em São Paulo, Rio de Janeiro ou Fortaleza, junte os amigos e se aventure, vá se desafiar e exercitar o cérebro. É um jogo extremamente interessante, que desafia a inteligência, junta o grupo em torno de um objetivo e faz todos trabalharem em equipe. Acredito que será um valor bem investido e que os 60 minutos serão bem prazerosos. A diversão é garantida. E ao final vocês ainda poderão entrar para o “Hall da Fama” deles no Instagram como o time que conseguiu escapar, se seu grupo conseguir, é claro. 😉

Anúncios