Bem próximo à praça da matriz de Itu, local famoso por sua igreja e por seus objetos gigantes, está um pouco da história do Brasil. Logo ao lado encontra-se o Museu Republicano de Itu.

Foi construído por volta do século XIX e seu interior possui fotos, documentos e obras de arte que fazem parte da memória do Partido Republicano Paulista.

itu_sao_paulo-museu_republicano

Interessante dentro dele é a exposição (mas não apenas isso) de imagens e passagens históricas feitas com azulejos. Logo na entrada já é possível ver parte dessa exibição na escadaria principal do casarão que abriga o museu.

itu_sao_paulo-museu_republicano_azulejo

Outras passagens históricas sobre o Partido Republicano e a época colonial brasileira também estão presentes nos azulejos espalhados pelo local.

Além disso, nos fundos existe um Jardim criado em 1922 baseado nos famosos jardins franceses com um conjunto de 4 estátuas denominadas “As Estações”, em referência as 4 estações do ano.

itu_sao_paulo-museu_republicano_jardim

O acervo conta com uma grande diversidade de objetos, utensílios domésticos e quadros, que foram utilizados durante as reuniões do Partido, ou que eram parte da decoração do local na época.

Quadros, mobílias e objetos pessoais da época finalizam a mostra. O local é pequeno, e o tempo gasto em uma visita não chega a ser muito grande. Por estar entre a praça da Matriz de Itu e a praça Padre Miguel (onde geralmente ocorrem feirinhas de artesanato nos finais de semana) você provavelmente irá passar por ele.

itu_sao_paulo-museu_republicano_moveis

Fica bem no centro, e o tempo médio de visita no local é de aproximadamente 1 hora. Existe uma galeria destinada à mostras temporárias de objetos, fotografias e outros temas que mudam de tempos em tempos.

A entrada é GRATUITA e abre de Terça à Domingo, das 10 às 17 horas. Informações e contato podem ser encontrados no site do museu.

Local no Google Maps.

Anúncios