Itu está à pouco mais de 100 Km de São Paulo, uma cidadezinha no interior do estado mas com  mania de grandeza, onde tudo é exagerado. E é em meio à esse clima de exagero e tranquilidade que se encontra um lugar bem interessante à alguns poucos quilômetros do centro da cidade.

A Fazenda do Chocolate é um local que possui diversas atrações para crianças e adultos. Com bastante contato com a natureza e com animais, é possível ter uma tarde agradável e com um pouco de diversão.

itu-fazenda_do_chocolate
Pequena queda d’água na Fazendo do Chocolate

A Fazenda está aberta todos os dias das 08:00 às 17:45 e oferece estacionamento grátis para seus visitantes. Além disso, eles não cobram ingresso para a visita (mesmo por que, muito provavelmente você irá gastar algum dinheiro por lá).

O nome do lugar é relacionado à uma das principais atividades deles: a produção e fabricação de cacau e chocolate. Dentro do local há uma loja de chocolates, onde todos os produtos são de fabricação própria. E dentro da loja é possível ver o chocolate sendo fabricado através de painéis de vidros.

Além disso, os visitantes podem interagir com diversos animais como: cavalos, pôneis, lhamas, cabras, e aves de diversas espécies.

itu-fazenda_do_chocolate-pavao

A maioria (os menos “perigosos”, claro) ficam soltos e caminham por entre as pessoas. É possível comprar pacotes de ração e alimentar os animais diretamente na boca. O que acaba se tornando uma boa diversão para as crianças.

itu-fazenda_do_chocolate-comida

Além disso, a fazenda conta com diversas outras atrações e lojas, como: a já citada loja de doces e chocolates, loja de artesanatos e presentes, cafeteria, dois restaurantes e três refeitórios, play-ground, lagos, exposições indígenas e muito mais.

Crítica

Eu achei o local bem interessante, enorme e tem espaço para acomodar centenas de pessoas. A interação com os animais é bem interessante, e aos finais de semana diversos passeios para as crianças complementam as atividades, como andar a cavalo, pôneis, passear de trator pela propriedade etc.

No entanto, minha única crítica foi em relação á comida. Eles possuem dois refeitórios, um deles é mais parecido com um bar, onde vendem bebidas e alguns petiscos (incluindo churrasco) e o outro, que é o que eles mais fazem propaganda, é o restaurante principal, onde você come à vontade por um preço fixo (R$ 40,00 aproximadamente). No entanto achei que existia bem pouca variedade de comida. Apesar de entregarem o que prometem, ou seja, comida simples da fazenda, a reposição era bem fraca, e muitas pessoas esperando bastante para se servir. E o que acabava demorava para ser reposto.

itu-fazenda_do_chocolate-lago
Um dos lagos com peixes, patos e gansos. O bar ao fundo e o sol ofuscando minha foto

Apesar desse único ponto negativo sobre o local, todo o resto estava muito bom. O espaço é enorme, as atividades são diversas para todos os tipos de público e o local fica bem próximo de São Paulo.

Onde: Estrada dos Romeiros, s/n, Itu
Quanto: Entrada e Estacionamento Grátis
Quando: Todos os Dias – 08:00 – 17:45
Mais informações no site da fazenda.

Anúncios