A Praça da Sé é o Marco 0 de São Paulo. Muito da história da cidade começou nesta região, com a criação do Pateo do Collegio, que foi a primeira instalação jesuíta criada para a catequização de índios.

É nela que está se localiza o Marco Zero do Município. A partir dele que se contam todas as distâncias das rodovias que partem de São Paulo, e é a partir dele também que se inicia a numeração de ruas e avenidas da cidade.

Uma outra construção importante e imponente no local é a Catedral da Sé, inaugurada inicialmente inacabada em 1954, só foi finalizada realmente em 1967.

sao_paulo-catedral_da_se

Devido ao seu estilo, a catedral é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. Apesar de ter a cúpula em estilo renascentista. Sim, também não entendo nada dessas coisas de arte.

sao_paulo-catedral_da_se-torres
AS torres só foram finalizadas em 1967

Além de uma ótima vista, a Catedral possui uma cripta aberta ao público para visitação que foi inaugurada em 1919. Na cripta ainda é possível encontrar os sarcófagos de bispos e arcebispos, além dos restos mortais do Cacique Tibiriçá e do Padre Feijó, Regente do período imperial. Veja o post exclusivo sobre ela em Cripta da Catedral da Sé em São Paulo.

Uma outra atração dentro da Catedral são os vitrais e toda a Arte Sacra presente no local. Oferece diariamente visitas monitoradas, e desde 2002, quando sua restauração foi finalizada, oferece missas diárias.

sao_paulo-catedral_da_se_arte

Localização: Praça da Sé – Centro / SP
Quando: Segunda a Sexta 8:00 às 19:00 / Sábado 8:00 às 17:00 / Domingo 8:00 às 13:00
Quanto: Grátis
Página: Catedral da Sé

Anúncios