O centro de São Paulo reserva uma grande quantidade de locais interessantes para se conhecer. Muitos dos antigos prédios da região preservam sua arquitetura original, ou restaurada, e boa parte deles ainda reservam uma pequena surpresa para os visitantes.

Geralmente abertos ao público, possuem riquezas culturais e históricas muitas vezes “escondidas” ou mal divulgadas. Um desses locais surpreendentes é o Pátio do Colégio (Pateo do Collegio – no original). 

sao_paulo-pateo_do_colegio

Localizado entre as estações e São Bento do Metro de São Paulo, o local é o marco inicial da construção e nascimento da cidade de São Paulo. Construído no alto de uma colina, sobre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi inicialmente o ponto escolhido pelos Jesuítas para iniciar a catequização dos indígenas. Atualmente o local é de propriedade da Companhia de Jesus.

O que você encontra no local?

Na primeira porta à direita, existe uma pequena igreja onde missas são celebradas diariamente ao meio-dia e aos Domingos às 10:00.

À esquerda, está a entrada para o Museu Anchieta, o Café do Páteo e a Biblioteca, além de uma antiga Cripta.

sao_paulo-pateo_do_colegio_jezuita

A entrada nas dependências do Museu é grátis, mas o ingresso para o museu e a Cripta custa R$ 6.00 (com meia entrada para estudantes). O acervo de arte sacra do museu e também de outros objetos dos primeiros fundadores conta com aproximadamente 800 peças, incluindo algumas do antigo Colégio de São Paulo. São objetos que abrangem o período entre o século XVI ao XX.

A Cripta é aberta à visitações, e hoje não conta mais com corpos enterrados, tndo sido mantida apenas sua fundação aberta ao público para visitação.

sao_paulo-pateo_do_colegio_cripta
Cripta. Fonte: Site Pateo do Collegio

Além da parte cultural, no local encontra-se o Café do Pateo, um local simples, que serve um bom café, mas que possui uma vista muito interessante, rodeado de algumas das esculturas da época e um jardim bem arrumado.

sao_paulo-pateo_do_colegio_cafe_do_pateo

Não deixe de pedir o “Pão do Pateo”, feito exclusivamente para eles, é bem gostoso e vai bem com um capuchino.

Por fim, não deixe de ir observar a vista do estacionamento. Por ser uma construção alta, permite observar um pedacinho da cidade de cima. E no centro do pátio na entrada, está o Monumento “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo“.

sao_paulo-pateo_do_colegio_monumento

Local: Largo do Páteo do Collegio – Centro
Quando: Terça à Domingo das 9:00 as 16:30
Quanto: R$ 6,00 – Meia Entrada para Estudantes, Idosos e Crianças
Para maiores informações e visitas monitoradas, visite o site do Pateo do Collegio

O lugar é bem interessante, e também faz parte do novo City Tour de São Paulo. Vale a pena conhecer. Recomendo uma manhã inteira no local, aproveitando um café e conhecendo o museu. Mas considere uma passagem rápida pelo local se alguns outros locais do centro estiverem no seu roteiro.

Anúncios