Eu sempre gostei de mostras e museus bélicos, que contam a história de uma determinada região, de um povo ou de uma nação.

Não é incomum encontrar na grande maioria dos pontos turísticos locais voltados à esse tema. E mais comum ainda é encontrar hoje em dia grandes embarcações restauradas e transformadas em museus com a finalidade de mostrar ao público esse tipo de armamento.

Minha primeira visita à um Navio-Museu foi quando fui à Carolina do Norte, em Wilmington (na costa). Visitei o USS North Carolina, e desde então procuro por esse tipo de atração nos locais que visito. Em visita recente à Buenos Aires encontrei  a Fragata Presidente Sarmiento, ancorada em Puerto Madero, ponto turístico de Buenos Aires.

puerto_madero-fragata

O ingresso para a Fragata é bem simbólico e o valor cobrado é de AUS 5,00 (aprximadamente R$ 1,00) e funciona diariamente. A visita conta a história dessa Fragata, que foi construída na Inglaterra e fez 37 viagens, cruzou todo o mundo e serviu de barco-escola para a Armada Argentina. Todas as viagens feitas foram para instruir os cadetes da armada.

buenos_aires-fragata_arma

Além do armamento, diversos itens pessoais, roupas, utensílios e tudo que era utilizado durante as viagens está disposto no navio e pode ser observado bem de perto durante a visita.

O navio conta com “dois andares”. O primeiro é o deck, onde temos algumas das armas e também alguns itens utilizados na navegação, como bússolas, timão etc. Uma estreita escada nos leva ao interior do navio, onde a maior parte dos objetos está disposta e também podemos ver a casa de máquinas, motor e engrenagens do navio.

buenos_aires-fragata_interior

A mostra é bem interessante e o acervo possui muito itens. Um que me chamou mais atenção foi uma homenagem aos mascotes, que foram fundamentais durante as viagens, por serem as companhias dos navegantes. Um cachorro empalhado representa todos aqueles que foram fundamentais para acompanhar os alunos durantes suas longas viagens.

buenos_aires-fragata_mascote

Onde: A Fragata está ancorada no Dique 3 – Puerto Madero em Buenos Aires
Quanto: AUS 5,00 (Aproximadamente R$ 1)
Quando: Todos os dias das 10:00 às 19:00
OBS: Missas são celebradas no Segundo e Quarto Domingo de cada mês às 17:00.

Anúncios