Itu é uma pequena cidade no interior de São Paulo que tem mania de grandeza, e ficou famosa por seus exageros e objetos enormes por todos os cantos

É considerada uma Estância Turística e possui uma grande diversidade de locais interessantes para se conhecer. Considerada o “Berço da República” por ter sido local de grandes encontros para a criação do Partido Republicano, e posteriormente Proclamação da República.

O que encanta nessa pequena cidade é o que realmente a deixou famosa, ou seja, os pontos turísticos exagerados que estão espalhados pela cidade.

Começando pelo famoso Orelhão, localizado na praça Padre Miguel, é um dos pontos de paradas para fotos de turistas na cidade. A praça é a principal no local e é onde está localizada a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Candelária.

itu_orelhao
O famoso Orelhão na Praça da Matriz

Itu possui uma grande quantidade de Igrejas e é chamada de “Roma Brasileira” com sua arquitetura toda voltada ao Barroco.

itu_igreja_nossa_senhora_candelaria

Algumas outras praças possuem também atrações, como a Praça da Independência, onde aos finais de semana abriga uma feirinha de artesanatos dos moradores. Nesta praça também que se encontra a Igreja do Carmo, mas a atração do local é mesmo as palmeiras, e a estátua de Domingos Fernandes, fundador da Cidade de Itu.

itu_semaforo_gigante
O Semáforo Gigante também é uma atração na Praça da Matriz

Se quer continuar vendo os exageros da cidade, não deixe de visitar a Praça dos Exageros, onde diversos objetos estão espalhados pelo local, incluindo uma estátua do humorista Francisco Flaviano de Almeida, que iniciou a história de Itu ser a cidade dos exageros.

Roteiro Histórico

Itu, além dos exageros, conta com um bom acervo histórico e diversos museus para se visitar. Um dos mais importantes é o Museu Republicano (clique no link para ver o post sobre o local). Mas existem diversos outros locais que merecem ser visitados, como: A Casa Imperial, Fábrica São Luiz, Museu da Energia, Cruzeiro São Francisco, Museu da Música, e Antiquários.

Gastronomia

A gastronomia no local é bem diversificada, e os principais pontos estão também entre a Praça da Matriz e a Praça da Independência. Ali você encontrará a maioria dos locais para fazer uma excelente refeição.

Um dos locais mais “badalados” é o famoso Bar do Alemão, mas eu procuro sempre fugir desse tipo de local e ir conhecer os restaurantes da cidade, onde os locais comem normalmente. Dê uma volta pela cidade, você irá encontrar locais bem interessantes.

Passeios

Além de conhecer esses locais, Itu possui uma boa quantidade de passeios para você ficar em contato com a Natureza. Bem próximo do centro da Cidade, está o Parque Geológico do Varvito, e se estiver procurando algo para fazer em família e colocar as crianças em contato com animais e natureza, conheça a Fazenda do Chocolate, à 20 minutos do centro.

Alguns outros locais como a Estrada do Parque, Bosque Alceo Geribello e alguns Viveiros encerram o contato com a natureza em seu passeio por Itu.

Resumo

Itu é uma cidade pequena, mas que possui uma boa quantidade de atrações e você consegue passar um dia inteiro no local aproveitando tudo o que a cidade tem para oferecer. Entre museus e passeios ao ar livre, dá pra fazer tudo em um dia.

Anúncios