Um dos pontos turísticos mais procurados de Buenos Aires é também uma das ruas mais visitadas no Bairro La Boca. Nessa região está a famosa Caminito (ou Calle Caminito) um museu a céu aberto com casas todas coloridas  e muita arte exposta na própria rua.

Para quem está associando o nome ao bairro: sim em La Boca fica o famoso estádio La Bombonera do time local Boca Juniors. Mas vamos voltar ao Caminito e contar um pouco sobre o local.

buenos_aires-caminito_placa

Em 1922 a estação de trem que passa no bairro foi desativada  (apesar de ainda existir a plataforma abandonada no local e o trilho ainda cortar boa parte da cidade) mas o terreno foi abandonado.

buenos_aires-caminito_estacao
Plataforma Abandonada e Trilhos da Estação

Em 1950 um grupo de moradores resolveu revitalizar o local e iniciaram uma reforma e pintura. A rua foi batizada como “Caminito” pelo título do popular tango de 1926, de Peñalosa e Filiberto. No início era apenas uma revitalização das ruas e casas, que foram ganhando o tom colorido que conhecemos hoje. Com o tempo, artistas foram se juntando ao projeto e doando obras. E em 1959 o local foi transformado em um museu à céu aberto e o melhor, sem cobrar por isso.

buenos_aires-caminito_casas

A  visita ao bairro é bem rápida e a rua não é tao extensa quanto parece. As obras estão espalhadas por todo o local e vão desde quadros à murais em azulejos, passando por estátuas também.

As casas eram utilizadas pelos imigrantes genovês no final do século XIX e são conhecidas como “Conventillos“. A pintura era feita em várias cores pois eram feitas com os restos de tintas utilizadas no porto.

buenos_aires-caminito_estatua

É uma região bem pobre da cidade, e algumas dessas casas (ou conventillos) hoje se transformaram em Gift Shops.

Eu recomendo a visita pela manhã, começando seu dia pelo local, conforme descrevi em meu Roteiro de um dia em Buenos Aires.  Durante as primeiras horas do dia todos os estabelecimentos da região estão fechados e a caminhada é bem tranquila, sem dividir espaço com diversos turistas no local.

É, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais icônicos de Buenos Aires e de fato ganhou notoriedade e fama, atraindo muitos turistas para a região.

Anúncios