Bem pertinho de São Paulo existe um lugar onde é possível encontrar um pouco de paz e tranquilidade, relaxar com a família e amigos e entrar em contato com a natureza.

Na cidade de Cotia – em São Paulo (à 40 minutos da Capital) está o, não tão desconhecido hoje em dia, Templo Zu Lai. O maior templo Budista da America Latina, hoje atrai visitantes diariamente, mesmo os que não são adeptos dessa religião, e a visita realmente vale a pena.

cotia-templo_zulai-buddah

Como muitos no local, eu não sou adepto desta religião, e mesmo assim a visita está longe de ser desinteressante. Claro que de todas as coisas vistas no local, algumas das estátuas, nomes etc, eram diferentes e precisei, mais de uma vez, recorrer à internet para entender o significado de uma ou outra. Mas no final o passeio ainda acabou se tornando interessante exatamente por esse motivo, despertou a curiosidade e interesse em conhecer um assunto novo.

Segundo o site do Templo Zu Lai, ele pertence ao Monastério de Fo Guang Shan, e foi o primeiro pertencente à ele na America Latina.

cotia-templo_zulai-entrada

 A arquitetura do templo e das salas de meditação é toda baseada no estilo dos palácios chineses. A sala principal possui uma imagem de Buda feita de jade que é o destaque do templo e é nessa sala que as principais orações e meditações são feitas.

O local ainda conta com uma biblioteca, uma cafeteria, um museu de arte oriental, uma lojinha de lembrancinhas e um refeitório, onde almoços são servidos aos finais de semana: Sábado e Domingo – das 12:00 às 14:30. O valor do almoço é de R$ 30,00 por pessoa (crianças pagam R$ 22,00) e a refeição é toda vegetariana.

cotia-templo_zulai-ponte

NOTA: O local NÃO ACEITA nenhuma forma de pagamento que não seja dinheiro. Nenhum cartão (crédito ou débito) é aceito. Tanto na Cafeteria, na lojinha ou no refeitório, o pagamento é feito apenas em dinheiro, portanto leve suas notas pois lá também não tem caixas eletrônicos.

cotia-templo_zulai-estatuas
Jardim das Estátuas na Entrada do Templo

Alguns dos pontos que merecem atenção no local é:

  • Jardim das Estátuas – Que fica na entrada do Templo
  • Lago – Próximo ao estacionamento
  • Jardim de Bambus

O local é realmente grande, e você com certeza irá encontrar famílias inteiras sentadas na grama tomando sol, ou casais descansando em uma sombra de árvore. Tem espaço para todo mundo e muita natureza ao redor para aproveitar.

cotia-templo_zulai-saida

Informação sobre o Local

OndeEstr. Fernando Nobre, 1461 – Jardim Pioneira, Cotia – SP – Estacionamento Gratuito no local
Quando: Ter à Sex – 12:00 – 17:00 / Sab e Dom e Feriados – 9:30 – 17:00 – Não Abre às Segundas-Feiras (Mesmo Feriados). Cafeteria e Restaurante possuem horários diferentes.
Quanto: Entrada Grátis / Estacionamento Grátis
Site: Mais informações de horários e funcionamento no Site do Templo

Anúncios