Quem curte aviões e mora em São Paulo, realmente não passa por uma boa fase para poder encontrar locais relacionados à este tipo de assunto. Com o fechamento recente do Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, restam poucos lugares abertos ao público com tal temática e que abordam esse tipo específico de gosto.

Para a felicidade de quem procura esse tipo de atração, existe em São José dos Campos o MABMemorial Aeroespacial Brasileiro. E é sobre ele que vamos comentar nesse momento.

Fundado em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, o MAB possui diversos aviões em sua mostra, inclusive alguns dos primeiros fabricados no Brasil para uso Civil e Militar.

sjc-MAB_entrada

Logo na entrada já é possível observar os aviões que fazem parte da mostra, dentre eles temos alguns históricos, como o Bandeirante, da Embraer, o CBA-123 (Cooperação Brasil Argentina), que foi um dos aviões considerados inovadores pelo seu tipo de turbina “ao contrário” e até um caça da Força Aérea Brasileira.

sjc_mab_jato

O acervo externo também possui réplicas de alguns foguetes do Programa Espacial brasileiro, incluindo uma em tamanho real do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

sjc-MAB_vls

O Acervo Interno além de mostras voltadas à Aeronáutica possui também alguns outros temas como: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. Lembre-se que o Memorial está sob o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, portanto outras áreas são exploradas por eles.

Cada área é dividida dentro do galpão de exposição e em cada uma você irá encontrar algo bem interessante.

Na seção Aeronáutica temos o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil.  Além de motores, roupas, e até um modelo de banco ejetável.

sjc-MAB_bandeirante

A parte relacionada à Defesa possui mísseis, balas, bombas e torpedos que eram utilizados tanto em aviões quanto em artilharia terrestre. Não possui muitos objetos, mas possuem  algumas réplicas interessantes, como um míssil cortado, mostrando o interior do objeto.

Relacionado à área Espacial, temos boa parte da mostra voltada à ela, com algumas outras réplicas dos foguetes das missões brasileiras, além de alguns satélites, incluindo uma réplica do famoso Sputnik.

sjc-MAB_foguetes
Réplicas de Foguetes com o Sputnik à esquerda

Ainda é possível encontrar uma “pequena” mostra em homenagem á Santos Dumont. Me refiro à “pequena” pois a mostra é toda feita com miniaturas de objetos,dos protótipos dos aviões de teste até chegar ao 14-Bis.

No geral o local é bem interessante e está à apenas 1 hora de São Paulo. Possui uma boa variedade de objetos e é uma boa diversão para quem gosta de tecnologia, aviação e assuntos relacionados à exploração espacial.

Na área externa ainda existe um monumento em homenagem aos técnicos que morreram na missão espacial que explodiu, e que ficou conhecido por Tragédia de Alcântara.

Local: Av. Brigadeiro Faria Lima – São José dos Campos
Preço: Grátis
Horário: Sáb / Dom e Feriados das 9:00 às 17:00 – Durante a semana as visitas são apenas com horário agendado.
Site para mais informações e agendamento: www.mab.cta.br

Anúncios