Em São José dos Campos eu encontrei uma grande variedade de parques e praças que realmente se mostraram bem interessantes. Já comentei aqui sobre o Parque da Cidade, que é o maior da região e possui uma grande variedade de atrações, lagos e até museus.

Continuando meu passeio pela cidade, também visitei o Parque Santos Dumont, e apesar de não ser do mesmo tamanho do Parque da Cidade, também apresenta suas particularidades.

Inaugurado em Outubro de 1971, fica na região central da cidade e tem uma área de aproximadamente 46.000 m².

Nomeado em homenagem à Santos Dumont, o pai da aviação, e também buscando estabelecer sua identidade em torno de seu grande parque aeronáutico, o parque possui logo na entrada algumas maquetes dos foguetes Sonda da missão espacial brasileira.

sjc_parque_santos_dumont-sonda

Além disso, o parque ainda tem uma réplica do 14 Bis (foto que abre este post), avião utilizado por Santos Dumont em seu primeiro voo na França e também o protótipo do avião Bandeirante bem próximo à portaria do parque.

sjc_parque_santos_dumont-bandeirante

Além dessas trações o parque ainda conta com pistas para caminhada, play-ground para as crianças e equipamentos para exercícios. Sem contar os quiosques com churrasqueira e uma enorme área verde.

No meio do parque ainda tem uma enorme fonte e um lago, onde existe criação de peixes e outros animais, e em sua lateral há um pequeno jardim japonês, também com alguns peixes e todo estilizado.

sjc_parque_santos_dumont-fonte

Segundo a secretaria de turismo de São José dos Campos, está em construção no parque uma réplica da casa de Santos Dumont. Mas durante minha visita não consegui identificar o local onde estava sendo construída a casa.

O parque é muito interessante, ainda mais pela sua temática, por expor réplicas de aviões e foguetes. Por ficar bem no centro da cidade, próximo à restaurantes e ao comercio de São José dos Campos, é uma excelente opção de passeio, para se visitar e passar um tempo.

OndeRua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000 – Vila AdyAna
Quando: 04:00 às 22:00 para caminhadas e 07:00 às 16:45 para as demais atividades
Quanto: Grátis
Contato: (12) 3921-7066

O parque abre diariamente, nos horários acima, e os quiosques e churrasqueiras são de uso por ordem de chegada, mas é sempre bom ligar e ver se não mudaram as regras.

Anúncios