Fui para São José dos Campos com o objetivo principal de conhecer o MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro. Mas além dele, me deparei com uma cidade cheia de parques muito interessantes e cheios de atrações.

Talvez por eu morar em São Paulo e estar acostumado com os parques daqui, que são todos distantes um do outro, em SJC você encontra diversos, com bastante atração e todos bem próximos, o que facilita a visitação e você consegue fazer um “tour” por todos eles em apenas um dia.

Parque da Cidade

Começando pelo Parque da Cidade, este é de longe um dos maiores parques que conheci em cidades do interior, e não perde para alguns outros de grandes cidades também. Com quase 1.000.000 m² o parque possui dentro deles, pistas para caminhadas / corridas, aparelhos de ginastica, museus, vegetação nativa, lagos,e até um borboletário.

Funciona diariamente das 06:00 às 18:00 (até as 20:00 no horário de verão) e a entrada é grátis. A visita ao borboletário precisa ser agendada, através do número (12) 3921-9382Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos. Veja mais detalhes no post que fiz sobre o Parque da Cidade.

Parque Vicentina Aranha

sjc-parque_vicentina_aranha
Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo de São José dos Campos

Aberto em uma área de bosque com uma diversidade de arvores raras ao redor, o Parque Vicentina Aranha reserva uma surpresa, por possuir alguns prédios e capelas que fazem parte do antigo Sanatório Vicentina Aranha.

Considerado uma área de proteção e preservação ambiental, o parque está aberto das 6:00 às 22:00, fica na região central de São José dos Campos e além da caminhada e da grande diversidade de plantas no local, é interessante verificar as construções do local.

Localizado na Rua Engº Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila AdyAna

Parque Santos Dumont

Parque que homenageia o pai da aviação, Santos Dumont, fica bem no centro da cidade e oferece uma série de atividades aos visitantes, com quiosques e churrasqueiras, área de exercícios e play-ground, sem contar o lago no centro e os destaques para as réplicas dos foguetes e o protótipo do avião bandeirante no local.

No parque ainda existe um jardim japonês com um outro lago de menor tamanho e alguns peixes, onde ele segue a temática e e decoração oriental.

Abre diariamente das 04:00 às 22:00 para caminhadas e 07:00 às 16:45 para as demais atividades. Entrada é grátis e fica na Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 1000 – Vila AdyAna. Você encontra mais detalhes a respeito no post sobre o Parque Santos Dumont.

Parque Natural Municipal Augusto Ruschi
sjc_parque-Augusto-Ruschi
Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo São José dos Campos

Estamos falando aqui de um parque um pouco diferente, pois esse, ao contrário dos demais, não é aberto à visitação. Pelo menos não sem um acompanhamento ou monitoração. As trilhas do parque são muito ricas e possuem uma enorme diversidade de flora e a fauna é composta por algumas espécies preservadas e ameaçadas de extinção.

O parque recebe visitação monitorada de pequenos grupos, que só podem entrar e fazer s trilhas com a presença de voluntários que atuam na preservação do local. Quem quiser realizar o agendamento deve fazê-lo pelo telefone (12) 3909-4512 na Secretaria de Meio Ambiente.

Está localizado na Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva nº 1000 (antiga Estrada do Costinha), e a entrada é grátis, mas com acompanhamento e agendamento.

Resumo

Ok, eu disse no incio que você consegue visitar todos em um dia. Sim, é verdade, mas vai ser bem corrido. Pela quantidade e, principalmente, o tamanho de cada parque, pode ser que você tenha que correr para conseguir ver todos no mesmo dia.

O lado bom é que a maioria abre nas primeiras horas da manhã, e você pode chegar bem cedo. Se não quiser fazer tudo na correria, escolha uns 2 ou 3 e reserve para a visita. Nenhum deles irá te decepcionar.

Anúncios