Toda criança já disse um dia que tinha o sonho de ser astronauta quando fosse adulto. E alguns adultos ainda tem esperança de um dia ser.

Você pode até não se tornar um astronauta de verdade hoje, mas é possível fazer o treinamento no Kennedy Space Center Visitor Complex, na Florida. Atração para jovens a partir de 14 anos recria gravidade zero e testa a capacidade de pilotar uma nave espacial de verdade.

Atração totalmente interativa do Centro de Visitantes do Kennedy Space Center, o Astronaut Training Experience mergulha os visitantes no mundo fascinante do espaço, para o “universo” dos astronautas, com o perdão do trocadilho.

Durante uma manhã inteira será possível passar por um treinamento realista, experimentando a vertigem que os astronautas enfrentam nos simuladores de gravidade, as técnicas para pilotar a réplica de um foguete espacial e muitas operações a partir do Centro de Controle de Missões.

kennedy_space_center-simulador
Multi-Axis Trainer. “Vamos das uma voltinha?”

Criado com a ajuda de astronautas veteranos e especialistas em voos espaciais, a atração começa com um resumo da missão a ser realizada e em seguida a diversão começa. A primeira tarefa é dirigir uma nave ao redor da orbita terrestre, realizar reparos na Estação Espacial Internacional e aterrissar novamente no Centro de Visitantes.

Em seguida se inicia a preparação física para viver no espaço, com a parede que simula a anti gravidade ou a sensação de andar na lua. Na parede de Gravidade zero o visitante tem seu peso compensado totalmente, de forma que experimenta os sentidos corporais no espaço, enquanto a Cadeira de Gravidade recria a sensação de estar caminhando na lua. Para os corajosos, o Multi-Axis Trainer é uma cadeira que gira rapidamente em todas as direções, um dos simuladores reais pelos quais passam os astronautas em treinamento.

kennedy_space_center-micro_gravidade
Parede anti-gravidade

Uma vez capacitados, os aspirantes ao espaço sentam na cabine de comando e colocam em teste suas aptidões no simulador de foguetes espaciais. Com missões individuais e em grupo, onde cada um vai assumir uma das funções da tripulação: Comandante, Copiloto, Oficial de Controle de Missões etc.

Ao final, ainda existe a cerimônia de formatura e vem também a parte cultural, com a apresentação do futuro do programa espacial americano.

No site do Kennedy Space Center você irá encontrar mais detalhes dessa atração que acontece apenas aos Sábados e precisa ser agendada com antecedência. Ao contrário do Acampamento Noturno, essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente.  Custa U$ 145.00.

Anúncios