Ubatuba – Litoral Norte de São Paulo – possui muitas praias excelentes e a maioria própria para banho. E todas são de fácil acesso e se encontram na região central da cidade. O que quer dizer que muitas das pousadas, hotéis e apartamentos para locação serão provavelmente próximos de algumas das praias na cidade.

Mas, nem só de praias próximas e de fácil acesso se faz uma viagem, e nesse quesito Ubatuba pode oferecer uma ótima surpresa se você souber aonde ir.

Um pouco mais afastada do Centro de Ubatuba, encontra-se uma praia de “difícil” acesso mas que vale cada buraco que você cai com seu carro no caminho. Brincadeiras a parte, a Praia da Fortaleza pode ser uma agradável surpresa à aproximadamente 30 minutos do centro de Ubatuba.

Se servir de dica, antes de ir conhecer a praia, estique mais um pouquinho e vá conhecer as Ruínas da Lagoinha, eu falo um pouco mais sobre o local neste link. O passeio é rápido.

ubatuba_sp-praia_da_fortaleza

Indo às ruínas ou não, o acesso à Praia da Fortaleza é por uma estrada bem estreita, mas asfaltada. Construída entre vegetação nativa, a paisagem durante o percurso é realmente fantástica. Dá acesso à outras prais, a maioria procurada por surfistas o que quer dizer que são de ondas maiores e mar mais “bravo”.

A praia é um pouco isolada, e por ter um acesso mais difícil e longe do centro, não é tão procurada pela maioria dos turistas. Ainda assim, existem algumas pousadas “pé-na-areia” no local, o que torna essa praia praticamente exclusiva para os hóspedes de tais pousadas.

ubatuba_sp-praia_da_fortaleza-pedras

Saindo de Ubatuba, o caminho é pela estrada que vai até Caraguatatuba (Rod. Governador Mario Covas) mas no meio do caminho uma saída à esquerda para a Av. Uniflora (a estradinha estreita que comentei) te leva até a praia. Dica: Cuidado ao seguir mapas (Waze ou Google Maps) pois a indicação dele te leva até o final da praia, e essa sim é uma estrada de terra, esburacada e de difícil acesso. Na Av. Uniflora, quando chegar ao comércio local (onde também terá um ponto de ônibus) mantenha a esquerda e você já encontrará o acesso à praia.

É um lugar extremamente tranquilo, limpo e de mar calmo. Pouco movimentado e  os turistas são apenas os hóspedes das pousadas. As pousadas possuem restaurantes, mas não cheguei a ver se eram abertos ao público também. Mas existem bares nas ruas que dão acesso à praia. Apenas se atente aos dias e horários, pois podem estar fechado em baixa temporada, por exemplo.

Apesar disso, é uma praia que realmente vale a pena, pela tranquilidade e pela beleza. Vale a pena sair do centro e ir conhecer este local, com certeza você irá gostar.

Localização no Google Maps.

Anúncios