Parte do planejamento de uma viagem começa por verificar se todos os nossos documentos estão em ordem. Por exemplo, países do Mercosul não exigem passaporte, podemos entrar apenas com nosso RG, mas é imprescindível que o documento esteja em bom estado e seja atualizado (máximo 10 anos).

Para todos os demais países, mesmo os que não precisam de visto, existe a necessidade de passaporte. Neste post vou descrever o processo de obtenção do passaporte de forma prática, tentando ser o mais breve possível, mas procurando esclarecer as dúvidas de forma geral.

O passaporte é emitido pelo Departamento de Passaportes da Polícia Federal. E todo o processo é feito diretamente com eles. Hoje os passaportes nacionais são emitidos com validade de 10 anos, antes a validade do documento era de apenas 5 anos.

De uma forma geral o processo para retirada de passaporte é:

1 – Preenchimento do Cadastro no Site da Policia Federal;
2 – Pagamento da GRU;
3 – Após o pagamento, fazer o agendamento nos postos da Polícia Federal;
4 – Ir ao posto para foto / coleta de impressão digital;
5 – Retirada do Passaporte.

No Site da Policia Federal existem todos os passos (de 1 até 17) para concluir o processo de retirada do passaporte.

Quais os documentos necessários?

  • Documento de Identidade
    • RG / Carteira de Trabalho / Habilitação / Passaporte Anterior
  • Titulo de Eleitor e Comprovante de votação da ultima eleição (os dois se houve segundo turno)
  • Certidão de Quitação do Serviço Militar (para homens)
  • Comprovante de Pagamento da GRU
  • Passaporte Anterior (em caso de renovação)
  • CPF

Como fazer a renovação do passaporte?

Não existe o termo “renovação”, na verdade. Se seu passaporte está vencido ou próximo à validade, um novo será emitido. O processo é o mesmo para uma nova solicitação quanto para uma renovação. Todos os procedimentos deverão ser feitos novamente.

Observação: Quando você vai renovar seu passaporte, seu antigo é INVALIDADO. Portanto, tenha certeza que entre a data agendada e a data que você irá pegar o novo não exista nenhuma viagem internacional para fazer, pois o antigo não será mais válido. Isso quer dizer que você não consegue nem sair do país em nossa alfândega.

Qual a diferença entre passaporte de Urgência e de Emergência?

Muitas viagens aparecem de repente, seja por uma promoção imperdível ou até uma viagem de negócios marcada de ultima hora. Existem duas formas de “acelerar” o processo de obtenção do passaporte: Solicitar Urgência ou solicitar um Passaporte de Emergência.

Mas qual a diferença? Quando você precisa de agilidade no processo, mas não está com o prazo tão apertado, você pode Solicitar Urgência no seu atendimento. Você preenche o cadastro, faz o pagamento da GRU e assim que pagar vai à um posto da Policia Federal e pede por um agendamento de Urgência, no próprio dia e o passaporte é entregue dentro do prazo normal. É útil quando as datas disponíveis para agendamento são bem longas. O passaporte é o mesmo e tem prazo de 10 anos.

Já o de Emergência é um processo um pouco diferente. Inicialmente você preenche o cadastro, especificando que precisa de um emergencial, faz o pagamento da GRU e vai até o posto da Polícia Federal. O passaporte fica pronto em poucos dias, a diferença nesse caso é que um passaporte emergencial tem validade de apenas 1 (UM) ANO.

Observação: Em ambos os casos você precisa COMPROVAR que precisa de tal atendimento no posto da Polícia Federal. Não adianta chegar e pedir urgência no atendimento sem comprovar que realmente precisa. Leve passagens, reservas de hotéis, comprovantes etc para não ter problema.

No link instruções para obter seu passaporte você encontrará  um pequeno guia do passo-a-passo, cada link te levará à uma página onde todas as instruções acima estão em maiores detalhes. Existem poucas diferenças entre Adultos e Crianças. Os documentos para crianças são os mesmos, mas existem alguns a mais. Além disso, passaporte de crianças têm validade de 5 anos e não 10.

NOTA: Alguns países, como Estados Unidos, exigem que o passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses para permitir a entrada do turista. Por exemplo, se sua viagem for no dia 10/Janeiro e você for ficar 10 dias, seu passaporte tem que ser válido até o dia 21/Julho, pois a permanência permitida é de 6 meses. Países do Mercosul marcam seu passaporte em 3 meses. Portanto, observe a sua data de entrada e o prazo de viagem, para calcular a expiração do seu passaporte. Na dúvida, faça a renovação com antecedência para não viajar com as datas de expiração apertadas.

É isso, o processo não é tão complicado quanto parece e o prazo de entrega do documento costuma ser curto, entre 1 à 2 semanas. E, boa viagem. 😉

Anúncios