Orlando é uma cidade completamente turística, onde tudo é feito para entreter o viajante. Mas é uma cidade onde o sistema público de transporte é praticamente inexistente. Por esse motivo, depender de ônibus e outros meios de transporte em Orlando não vai funcionar. Sim, a cidade foi feita para quem tem carro, isso é fato.

No entanto, a resposta para a pergunta: “Devo Alugar ou Não um Carro em Orlando?” vai depender muito de seu roteiro, do tempo que você irá ter para ficar na cidade ou de seu planejamento.

Bom, vou explicar melhor por que minha resposta é “depende”. Como disse, o transporte público em Orlando não foi feito para atender os turistas e suas idas aos parques. Ele existe, mas atende algumas localidades, e provavelmente os moradores da região. Isso já é motivo suficiente para se dizer, “você deveria alugar um carro em Orlando”. No entanto, seu roteiro vai determinar muito nessa decisão.

Não Alugar

Se você tem poucos dias em Orlando e seu roteiro inclui apenas os parques (Disney / Universal) você não precisa se preocupar tanto com um carro. Isso por que a maioria dos hotéis, e digo a grande maioria mesmo, oferece transporte para os parques. E boa parte deles oferece esse transporte gratuito. Uma vez dentro dos complexos de parques, a transferência entre parques é feita de forma gratuita.

Por exemplo, na Disney, o transporte entre Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom, Hollywood Studios etc é todo feito por ônibus, trens e balsas da própria Disney e tudo de forma gratuita. Portanto, uma vez dentro do complexo da Disney, você não precisa se preocupar em como irá se locomover entre os parques.

Para o complexo Universal, os dois parques, Islands of Adventure e Universal Studios compartilham a mesma entrada, então ir de um ao outro não precisa de transporte.

Sem contar que o estacionamento dos parques é cobrado. Universal e Disney você desembolsa U$ 20.00 por dia estacionado, portanto é preciso considerar isso em  seu orçamento.

Alugar

Agora que já dei motivos suficientes para não alugar se você só vai ficar em hotéis e visitar os parques, a contrapartida existe e foi o motivo que mais me fez considerar a locação do carro. Começando pelo fato de que eu iria ficar 11 dias em Orlando e tinha reservado apenas 6 para os parques, eu teria que me locomover pela cidade e por outras regiões de alguma forma. Não sendo bem atendido por ônibus e transporte público, teria que ir de Taxi ou alguma outra forma, e isso aumentaria consideravelmente o custo, portanto, nesse ponto foi fácil decidir a respeito da locação do carro.

Tudo em Orlando é longe. Mesmo parques dentro de um mesmo complexo são realmente distantes um do outro. Coisa de 5 à 10 milhas de distância. E se você não for ficar dentro dos Resorts dos parques, prepare-se para pegar estradas ou avenidas gigantes. Isso já contribui para o aumento de gastos com taxis, por exemplo.

Além disso, se você for passear pelos parques, mas quiser aproveitar a cidade durante a noite, não vai ser uma tarefa fácil. Os ônibus dos hotéis são gratuitos, mas com horário determinado, então isso tira a sua flexibilidade de horários.

No meu caso, eu não ia ficar apenas no roteiro dos parques. Também tinha programado conhecer Downtown Orlando, fui à Space Coast conhecer o Kennedy Space Center, entre diversos outros destinos, como o Bok Tower Garden em Central Florida e até mesmo Miami para a festa do 4 de Julho deles.

Se você pretende ir à festas e baladas em Orlando, a maioria acontece em Downtown e fica à umas 15 milhas de Orlando.

Considerando esses diversos fatores, minha escolha mais óbvia foi por alugar um carro durante minha viagem à Orlando. O custo de alugar um carro foi bem menor do que o que eu gastaria não alugando, mas pagando em Taxi para me locomover por cada lugar que eu quisesse conhecer na cidade.

Vai pra Orlando e vai alugar um carro? Faça uma cotação em nosso parceiro rentcars.com. Uma dica é não alugar carro na AVIS. Tivemos uma péssima experiencia com a AVIS em Orlando.

Resumo

Considerando todas as possibilidades, gastos e a locomoção pela cidade, alugar um carro em Orlando é o mais indicado em qualquer situação. O custo que você terá se for se locomover bastante pela cidade é bem maior que o valor da locação, se você pesquisar bem e pegar uma boa promoção em alguma locadora.

O que fiz alguns dias durante a visita aos parques, foi deixar o carro no Hotel e utilizar os ônibus gratuitos que eles ofereciam. Teve dias também que deixei o carro em um dos estacionamentos da Disney e utilizei o transporte grátis deles para me locomover entre um parque e outro.

Dica: Cada parque da Disney possui um estacionamento próprio (uma vez que cada parque é bem distante um do outro). No entanto, você pode trocar de um estacionamento à outro com seu carro com o mesmo ticket. Por exemplo, você entra no estacionamento do Magic KIngdon e paga U$ 20.00, com o mesmo ticket de estacionamento você pode estacionar em qualquer outro parque (Epcot, Animal Kingdom, etc) desde que o ticket tenha sido emitido no dia. Ou seja, o ticket é válido durante todo o dia em todos os parques, basta apresentá-lo na entrada dos estacionamentos.

Portanto, considere bastante seu roteiro e quanto irá se movimentar pela cidade e pelos parques. Se você for conhecer Orlando além dos parques, você deverá considerar a locação de um carro. Sem contar que caso vá fazer algumas compras nos Outlets, provavelmente terá bastante dificuldades para chegas à eles, e depois voltar com muitas sacolas.

Anúncios