Se você já comprou seus ingressos para os parques da Universal e Disney, e já começou a planejar suas visitas, provavelmente deve ter ouvido falar do FastPass+ da Disney e do Universal Express da Universal.

Caso esteja começando ainda os planejamentos, você ouvirá falar bastante deles pois são uma parte importante do seu planejamento e visita às atrações.

Tudo nos parques de Orlando tem fila. Isso é um fato e uma constatação. Mas de vez em quando é bom poder pular a fila e entrar diretamente em algumas atrações. E acredite, isso é bem importante, pois existem algumas delas que chegam a ter 1 a 2 horas de espera em determinados dias ou horários.

Para isso serve o FastPass+ e o Universal Express. Para que em determinados brinquedos e atrações você possa “furar a fila” e passar direto, sem precisar esperar por um longo tempo.

Apesar de o resultado ser o mesmo, o funcionamento deles é um pouco diferente. Vou fazer a comparação abaixo entre os dois, com as diferenças e particularidades entre eles.

Preço

De todas, eu acredito que esta seja a diferença mais significativa entre eles. Uma vez que o FastPass+ já está incluso no ingresso da Disney, o Universal Express deve ser adquirido separadamente.

Hoje o Universal Express custa em torno de U$ 84.99 se você for pegar para os dois parques POR DIA que for utilizar. Você também pode comprar para os parques separadamente, sendo o Islands of Adventure U$ 54.99 e o Universal Studios U$ 74.99.

A “boa” notícia é que alguns hotéis do Universal Resort (Hard Rock Hotel, Loews Portofino Bay Hotel e Loews Royal Pacific Resort) oferecem o Universal Express se você se hospedar neles. Mas esses não são os hotéis mais baratos do resort, esteja avisado.

Neste quesito, ponto para o FastPass+.

Utilização e Agendamento

Com o FastPass+ você tem direito à fazer três agendamentos, por parque e por dia. Isso quer dizer que se em um mesmo dia você for ao Magic Kingdom e ao Epcot, você pode agendar o FastPass 6 vezes, 3 em cada parque. Lembrando que para ir de um parque a outro no mesmo dia, é preciso ter o Park-to-Park ou o Park Hopper, mas esse é assunto para um outro post.

O agendamento do FastPass é com hora marcada. Digamos que você agendou um brinquedo para as 15:00, ele funciona entre 15:00 e 16:00. Ou seja, você tem uma hora de intervalo para aquela atração. E nesse intervalo você não pode agendar outro, não podem existir horários e agendamentos conflitantes.

Com o Universal Express, essa limitação não existe. Você pode utilizar quantas vezes quiser em praticamente todas as atrações sem necessidade de agendamento. Basta chegar na fila do Express, passar o cartão (ou a pulseira) e entrar a qualquer momento.

Aqui, ponto para o Universal Express.

Agendamento Antecipado

O FastPass+ permite que se agende uma atração com 30 dias de antecedência e 60 dias se você estiver hospedado em um dos hotéis da Disney. Como não existe agendamento para o Universal Express, não há necessidade de antecipar.

Re-utilização

Com o FastPass+ você pode ter até três agendamentos em diferentes brinquedos. Não é permitido agendar um mesmo brinquedo mais de uma vez. De fato, a Disney não permite que se re-agende uma atração dependendo da fila de espera, isso quer dizer que em uma atração concorrida, você poderá utilizar uma vez o FastPass e se quiser ir novamente, deverá pegar a fila normalmente.

Apesar de que alguns brinquedos menos concorridos, é possível reagendar, então acredito que alguns tenham limitação, ou a limitação seja em função da procura. Se a fila estiver pequena, não tem problema em reagendar.

Para o Universal Express essa limitação não existe. Você pode entrar quantas vezes quiser na fila da atração.

 Resumo

Ambos os sistemas possuem suas restrições e limitações, seja em função do preço ou da utilização. O Universal Express, por exemplo, não pode ser utilizado nas seguintes atrações:

  • Islands of Adveture
    • Harry Potter and the Forbidden Journey
    • Hogwarts Express
    • Pteranodon Flyers
  • Universal Studios
    • Harry Potter and the Escape from Gringotts
    • Hogwarts Express
    • Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl
    • Fievel’s Playland

Já o FastPass possui limitação de quantidade. Uma dica útil é que você pode alterar ou cancelar seus agendamentos do FastPass e utilizar em outro brinquedo. Como exemplo, fizemos um agendamento e quando chegamos ao brinquedo a fila de espera estava em menos de 10 minutos. Cancelamos o agendamento do FastPass, entramos na fila normal e da própria fila agendamos outra atração. Sempre observe a fila normal antes de usar o FastPass, pode ser útil e você “ganha” um agendamento.

Em contrapartida, sempre veja e deixe pré-agendada a atração que você quer ir com bastante antecedência. Quanto mais próximo do final do dia, menos atrações e horários para agendamentos estarão disponíveis.

Qual você prefere?

E você, prefere o FastPass+ que já está incluso no ingresso dos parques e tem suas restrições de quantidade ou prefere o Universal Express, que é mais caro, deve ser adquirido separadamente mas tem uso ilimitado e irrestrito? Deixe nos comentários.

Anúncios