Em um minuto você está em Orlando, vendo crianças correrem pra todos os lados, filas em parques, lojas e restaurantes. E em outro você está ali, em um imenso parque, rodeado de jardins e árvores, apenas ouvindo o som dos pássaros e ocasionalmente de uma torre que toca uma música com seus 60 sinos e mais nada. Um pouco de paz e tranquilidade bem próximo à Orlando.

Pode parecer mentira, mas esse é o Bok Tower Garden, localizado entre Tampa e Orlando, na região de Lake Wales na Florida. Pouco menos de uma hora separa a agitada Orlando desse local calmo e silencioso.

Em 1929, Edward Bok entregou ao povo americano o que antes era seu jardim particular e seu retiro. Morador da Pensilvânia, imigrante de origem holandesa e autor ganhador de prêmios Pulitzer, achou fantástico o por-do-sol nas montanhas da Florida em uma de suas passagens por Lake Wales. Comprou um terreno que decidiu transformar em um Santuário para Pássaros e onde pudesse observar o por-do-sol em suas caminhadas pelas montanhas.

florida-bok_tower_garden-entrance
“Torne o mundo um pouco melhor ou mais bonito por ter vivido nele”

Em sua propriedade construiu luxuosos jardins e uma torre com 60 sinos de carrilhão que até ser aberta ao público era chamada de “Mountain Lake Sanctuary and Singing Tower“. Foi assim que se iniciou o projeto do Bok Tower Gardens. Uma curiosidade é que o projeto de paisagismo do local foi feito por um senhor chamado Frederick Law Olmsted Jr. Pouco conhecido, havia projetado apenas locais pequenos, como um tal de Central Park em New York. 😉

Por Que Visitar?

Não seguindo uma ordem específica de motivos, e eles são vários, começamos pela fantástica vista que você tem do horizonte atrás da torre:

florida-bok_tower_garden-view

 Pela torre de 60 sinos que tocam uma pequena sinfonia em determinados momentos do dia:

florida-bok_tower_garden-tower

Alias, por falar na torre, ela tem certas particularidades e curiosidades que valem a pena serem compartilhadas. Por exemplo, os sinos da torre tocam uma sinfonia completa todos os dias as 13:00 e as 15:00, porém a cada hora e a cada meia hora eles tocam uma pequena seleção de musicas, ou algumas partes da sinfonia.

Cada andar da torre possui uma atração diferente. Ela possui sete andares (distribuídos entre 205 degraus) mais a “cobertura” que é o parapeito e as estátuas. Local também que permite uma vista das mais fantásticas de uma das planícies da Florida.

florida-bok_tower_garden-top

O único problema? A visita interna e ao topo da torre não é aberta ao público. 😦 Pois é, a visitação interna é reservada à um seleto grupo de pessoas que pagam uma anuidade acima de U$ 100.00.

Do primeiro ao sétimo andar existem uma série de atrações como: A Sala do Fundador, O Centro de Pesquisas, Armazém e Sala de Máquinas, Sala de Trabalho, Livraria, Estúdio e Sala do Carrilhão e por fim Os Sinos e o Carrilhão, respectivamente.

florida-bok_tower_garden-door

Uma outra atração é a Porta da Torre, que representa a história bíblica do Gênesis até a expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Como disse acima, infelizmente o acesso é restrito e antes da porta ainda há um portão de proteção que impede os visitantes de se aproximarem.

Apesar da torre, o local também chama “Garden” e esse também é um dos principais atrativos do local, os JardinS, sim com S maiúsculo. Por que apesar de ser um terreno enorme, ele é dividido em pequenos jardins espalhados por toda a propriedade.

florida-bok_tower_garden-flower

A propriedade possui bancos e locais para sentar em praticamente cada jardim e árvore. Uma boa oportunidade de parar um pouco e ouvir e ver as mais de 100 espécies de pássaros do parque. Afinal, inicialmente ele foi construído para ser exatamente um santuário para aves.

Horário: Todos os dias das 8:00 às 18:00 (Feriados podem sofrer alteração nos horários)
Preço: Adultos U$ 12.00 e Crianças U$ 3.00
Siteboktowergardens.org
Localização1151 Tower Blvd, Lake Wales, FL 33853, USA

Resumo

Fugir da badalação de Orlando e colocar um passeio mais tranquilo pode ser bem proveitoso para um descanso entre uma visita e outra aos parques. É um lugar bem tranquilo, com uma boa atmosfera e com contato à natureza. A vista é muito bonita e os diversos jardins podem ser aproveitados em diversas estações do ano.

Tente chegar ao local para pegar as Sinfonias das 13:00 ou das 15:00 (ou as duas, por que não?). Mas caso não consiga, ainda assim as pequenas sinfonias de hora em hora valem a pena também.

Não deixe de visitar. É possível chegar cedo e aproveitar o local durante a primeira parte do dia. Mas procure dar uma esticada e descansar um pouco, vai realmente valer a pena.

Anúncios