Space Coast, na Florida, é uma excelente opção para quem quer ir além dos Parques de Orlando. A região da Costa Espacial oferece uma grande variedade de atividades para se explorar a natureza, degustação em cervejarias artesanais e até mesmo aulas de surfe.

Exploração Espacial

Claro que não poderíamos começar por outro assunto que não fosse esse. Afinal de contas, não é à toa que o local se chama Space Coast (Costa Espacial). Sede do Kennedy Space Center da NASA, é um local histórico nos Estados Unidos por ser o único do país onde os visitantes podem acompanhar ao vivo o lançamento de foguetes e (se der sorte) até de um ônibus espacial. No Kennedy Space Center Visitor Complex, os visitantes podem conhecer um pouco da história  da exploração espacial americana, ver de perto alguns dos principais equipamentos da missão Apollo, que levou o homem à lua e até mesmo ficar pertinho da Atlantis, o Ônibus Espacial em exposição no complexo. Conheça um pouco mais a respeito no nosso post Kennedy Space Center – Florida. Além disso, saiba que é possível fazer um Acampamento Noturno no Kennedy Space Center, sem contar atividades como o Treinamento de Astronauta.

florida-kennedy_space_center

Surf e Praia

Ir para Florida e não molhar os pés em pelo menos uma das praias que eles tem por lá é considerado quase um sacrilégio. Na Space Coast temos uma das praias mais famosas da região, Cocoa Beach. Local bem interessante e muito procurado por praticantes de Surf. E esse é de fato o esporte em alta por lá. Não por menos, é a “casa” do famoso Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de Surf.

Ele é tão icônico por lá que até uma estátua em sua homenagem foi construída na entrada da cidade.

florida_cocoa_beach-kelly_slater

Se você gosta de Surf, definitivamente este é o local par você visitar. Cocoa Beach está à apenas 15 minutos do Kennedy Space Center, à aproximadamente 60 km de Orlando. Então em menos de 1 hora de carro você chega à esse local bem interessante da costa, com paisagens muito bonitas durante o percurso. O destino também é sede de numerosas lojas e escolas de surfe além de acampamentos. Entre as lojas, está a famosa Ron Jon Surf Shop que funciona 24 Horas, e também o maior complexo de surfe do mundo, Cocoa Beach Surf Co. Nos dois você vai encontrar objetos como pranchas e roupas de Surf, sem contar que você pode fazer umas aulinhas com o pessoal para todos os níveis, desde o iniciante até os “iniciados” que querem melhorar um pouquinho.

Natureza

OBS: Esta parte “Natureza” é um publi-editorial, fornecido pela assessoria de imprensa da Space Coast no Brasil, a TM Latin America.

Space Coast tem mais de 647 km² de refúgio de vida selvagem. De carro, caiaque, bicicletas e até mesmo a pé o turista explora os tesouros naturais da área, com visitas guiadas e não guiadas. Ao longo do Indian River Lagoon existem zonas onde há ninhos de aves, bem como habitats de peixes-boi e golfinhos. As praias são o lar de ninhos de tartarugas marinhas.

Localizada no Atlantic Flyway, a área é muito próxima de 40 locais na Great Florida Birding Trail e é um lugar perfeito para observar as espécies migratórias. O festival de pássaros mais popular do país, o Space Coast Birding Wildlife Festival, é realizado por lá durante o mês de janeiro.

Merritt Island Wildlife Refuge Birdwatching

Algumas opções interessantes para explorar o lado natural da área incluem: 140.000 hectares do Merritt Island National Wildlife Refuge, onde uma viagem de sete milhas oferece uma vista para uma grande variedade de animais encontrados nos pântanos, além de uma área de visualização especial para observar peixes-boi; Maritime Hammock Sanctuary em Melbourne Beach, onde há pista de caminhada, calçadão sobre pantanais e uma plataforma de observação sobre uma lagoa de pântano; Pelican Island National Wildlife Refuge, uma cobiçada ilha de mangue de cinco hectares no Indian River Lagoon reconhecida como o primeiro refúgio de vida selvagem da América; Jordan Scrub Sanctuary em Malabar, ideal para avistar águias; Viera Wetlands, um sistema de pantanais de 200 hectares acessível de carro e um local ideal para a observação de aves aquáticas e vida selvagem. Se você gosta de tartarugas também pode participar do Sea Turtle Preservation Society para uma Turtle Walk noturna ao longo das praias da região, em junho e julho, para descobrir zonas onde há ninhos de várias espécies de tartarugas marinhas.

Gastronomia

Não da pra não falar de comida né? Bom, é uma região litorânea, então boa parte da gastronomia é composta por peixes e frutos do mar, e muito dela é dali da região de Space Coast mesmo. Claro que temos diversos outros tipos de comida, mas já que está na praia, reserve o estômago para a comida local. Comer e beber bem é uma certeza por lá, sendo fundamental experimentar o camarão de água doce retirado na região.

E já que estamos falando de Restaurantes e Frutos do Mar, a dica aqui é ir conhecer o Dixie Crossroads. Dentro do orçamento com preços acessíveis e tem alguns pratos realmente bons, sendo o camarão a especialidade deles.

SONY DSC

As cervejarias artesanais estão muito bem representadas na região e você não pode perder a chance de visitar uma típica brewery local. Então aqui cabe uma dica bem interessante que pode juntar duas atrações em uma só. Que tal fazer um tour de barco enquanto participa de uma degustação de cerveja artesanal? Parece interessante? Essa é a proposta do Space Coast Brews Cruise. Note que ele é apenas para grupos de no mínimo 4 pessoas. Mas você pode pedir para ser “encaixado” em um grupo já existente.

Cultura

Para quem tem um pouco mais de tempo em Orlando e região, vale a pena dar uma procurada por algumas das tantas mostras e eventos que existem na Space Coast. O “básico” existe por lá: Museus, Teatros etc. Mas se quiser ver shows e outras apresentações, procure pelo que estará passando nos seguintes locais durante sua visita: Henegar CenterKing Center e Melbourne Civic Theatre.

Ok, e onde você encontra isso? A Brevard Cultural Alliance é responsável por todo calendário cultural do local. E todas as informações podem ser encontradas no site deles. Além de poder contar com muitas outras informações na página oficial da Space Coast Florida.

Resumo

Existe muito a se fazer na Florida além dos parques de Orlando. A Space Coast é um desses lugares “meio anônimos” que reservam grandes surpresas e boas atrações, e está ali pertinho, menos de 1 hora de carro do Centro de Orlando. O Kennedy Space Center por si só já é uma adorável surpresa, e vale realmente a pena. Não dá pra ir ao Kennedy Visitor Complex e aproveitar tudo que a região tem a oferecer no mesmo dia.

Mas vamos combinar uma coisa? Quando viajar para Orlando, programe-se para ir ao Kennedy Space Center em um dia, passe em Cocoa Beach no final da tarde para molhar os pés no mar e ver um pôr-do-sol e depois vá jantar no Dixie Crossroads. E volte lá um outro dia para conhecer um pouco mais da região, fazer uma caminhada pela natureza ou mesmo um tour de barco bebendo boas cervejas, será diversão para toda a família.

Curiosidade

Fique atento em Cocoa Beach. Aquela foto do Kelly Slater no começo do post, fica em uma área  no meio da avenida principal onde NÃO É PERMITIDO pedestres. Na verdade não existe sequer espaço para se atravessar, e eu só descobri isso quando já estava no meio do caminho, e provavelmente infringindo umas 15 leis locais da Florida. A foto ficou bonita, mas eu poderia não estar aqui pra contar sobre ela. 😛

Anúncios