Fomos recentemente para Orlando – na Flórida – e o voo foi pela Copa Airlines, com escala na Cidade do Panamá. Eu já tinha ouvido falar da Copa, mas esta foi minha primeira experiência com eles. Vou contar nesse post como foi viajar de São Paulo para o Panamá e do Panamá para Orlando.

Como a Copa Airlines tem sua sede no Panamá, lá foi criado o que eles chamam de “hub das américas”. E todas as conexões deles são feitas por lá. Tanto para voos para os Estados Unidos (que foi o nosso caso) quanto outras conexões para países da America do Sul. E o mais interessante é que não é necessário visto para entrar ou passar pelo Panamá.

Check-In (Online e Aeroporto)

Eu achei o sistema da Copa Airlines bem interessante, pois todo o processo de check-in e escolha de assentos é feito de forma bem simples pelo site deles após a compra das passagens. Dependendo do voo, você consegue fazer a escolha dos lugares com uma certa antecedência. Já para outros, depende. Por exemplo,do São Paulo -> Panamá, eu pude fazer a escolha dos assentos com antecedência. Do Panamá -> Orlando eu só podia fazer com 24 horas de antecedência.

No entanto, uma coisa que eu achei interessante no sistema deles, é que ele permite que você “salve” suas preferências, e faz para você os próximos check-ins de forma automática. Por exemplo, estávamos viajando  a esposa e eu, e eu havia feito a escolha dos assentos para a ida ao Panamá com antecedência. 24 horas antes do voo para Orlando eu recebi um e-mail deles com a “escolha” do meu assento praticamente com as mesmas condições: os dois lugares juntos,  uma fileira próxima à que eu havia escolhido etc. Claro que eles permitem que você troque depois, mas achei conveniente ele fazer dessa forma automatizada, pois não tive que ficar de olho no site assim que liberaram para correr achar lugares juntos e correr o risco de ir separado.

Dica: Ao escolher seu assento, consulte sempre o SeatGuru.

Aeroporto

Saímos de São Paulo pelo aeroporto de Guarulhos. Por lá os guichês da Copa Airlines ficam no Terminal 2. Então, como não poderia ser diferente, não consultamos antes e descemos no Terminal 3, tivemos que andar bastante O processo foi bem rápido e o atendimento do pessoal muito bom. Todos muito educados. Nos explicaram que nossa bagagem iam direto para o destino final e não era necessário retirá-las no Panamá.

Troca de Avião

Com a Copa Airlines você faz a conexão já dentro da “área segura” do aeroporto no Panamá. Por esse motivo que você não precisa retirar suas bagagens, nem passar por aquelas checagens de segurança novamente. MAS, essa regra da checagem não se aplica à voos para os Estados Unidos. Em frente ao portão de embarque você passa por um Raio-X, tem até que tirar os seus sapatos. Isso não se aplica à outros destinos, mas todos dos Estados Unidos sim.

Comissários

Assim como no check-in, achei o atendimento e a cordialidade dos comissários excelente. Muito prestativos e todos muito educados. Diria que 99.9% da equipe é panamenha, então o idioma nativo deles é em sua maioria Espanhol e também Inglês. Mas eles se esforçam ao máximo no portunhol. Vi várias vezes eles oferecendo comida e bebida e descrevendo em português bem arranhado. Então a comunicação com eles não deverá ser algo difícil.

Voo

Não tivemos grandes problemas com nossos voos. Nossa maior preocupação era entre as conexões, que eram bem apertadas umas das outras. Entre Panama -> Orlando era algo próximo de 1h20min. De Panamá -> São Paulo, era 1h também. Então estávamos preocupados apenas com os horários de chegada nas conexões. No entanto nossos voos iniciais ão tiveram atrasos. De Panamá -> Orlando o voo atrasou para sair em aproximadamente 1 hora. Esse foi o único incidente que tivemos, e achei que eles falharam em comunicar o atraso, por diversas vezes sequer o painel do portão atualizava com os (novos) horários de embarque, e não houve muita comunicação por parte do pessoal. Mas fora isso ficamos praticamente dentro do horário e não corremos nenhum risco de perder os voos.

Avião

Todos os nossos voos foram no novo modelo Boeing 737-800. Todos equipados com sistema multimídia individual. Alguns modelos antigos deles ainda estão em operação e não oferecem telas individuais, passando programação em alguns monitores espalhados pelo avião. Já os novos modelos oferecem telas em todos os bancos. Sistema de entretenimento com Filmes (alguns até bem recentes) seriados, musicas e navegação. Conosco o sistema funcionou bem, sem problemas.

A refeição eu achei dentro do esperado e no “padrão avião”. Em alguns voos é possível escolher a refeição que você quer, ou alguma restrição, por exemplo sem lactose, vegetariana etc.  De resto, ou é carne ou frango, arroz ou uma pasta. Em ambos os voos eles ofereceram refeição.

O espaço para as pernas (sim gente, na classe econômica,claro) é aceitável, dentro dos padrões. Os bagageiros são espaçosos.

Resumo

Vi algumas criticas e reviews da Copa Airlines na internet, mas nenhum deles aconteceu comigo. Muita gente reclamando das malas. Com a nossa não houve problema nenhum, recebemos nos dois destinos elas sem maiores incidentes.

Se voaríamos de novo com a Copa? Sim. Eles têm apresentado boas promoções quando se compra as passagens com antecedência. E pela experiencia que tivemos, não é tão diferente da maioria que já voamos, e o serviço e atendimento oferecidos foram bons.

Anúncios