Fizemos uma viagem para Buenos Aires pela Qatar Airways, aproveitando uma promoção que encontramos na internet. Por não ser uma empresa local, a oferta de voos dela não é tão grande aqui para nós do Brasil. Vou descrever qual foi a nossa experiência em voar com eles e os detalhes dos serviços oferecidos.

Saímos de São Paulo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) com destino ao Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini de Ezeiza (EZE) em Buenos Aires. De Guarulhos, a Qatar Airways opera no Terminal 3.

 Compra e Reserva Online

Compramos nossa passagem diretamente pelo site da Qatar Airways. E uma das coisas que achei interessante e diferente deles é que você não precisa fazer cadastro no site para comprar. Diferente de companhias que te obrigam a fazê-lo e receber mailing toda hora, eles permitem a compra de forma individual.

Em contrapartida, eles pedem uma confirmação e fazem uma checagem de segurança, pedindo alguns dados seus para comprovar que o cartão e as informações são realmente de quem está efetuando a compra. Bom que evita fraudes e problemas para os dois lados.

Assim que você finaliza a compra já é possível fazer a marcação e escolha dos assentos. Ponto positivo para eles, pois eu sempre gosto de escolher com antecedência e é bom quando você viaja acompanhado ou em grupo poder colocar todo mundo junto.

Chek-in

IDA: O nosso check-in no aeroporto da Guarulhos não poderia ter sido mais tranquilo. Chegamos e a fila estava vazia, somente nós. Apesar de termos sido informados que o voo estava totalmente lotado, acredito que a combinação de termos chegado cedo e do voo ser em uma Quarta-Feira às 17:00 tenha colaborado para isso. Mas mesmo assim o atendimento foi bem rápido e quem nos atendeu foi extremamente cordial e educada, sem contar o bom humor e até fez algumas brincadeiras. O que é difícil de encontrar hoje em dia em alguns atendentes. Mais um ponto positivo para eles.

VOLTA: No check-in de volta já encontramos uma pequena fila no aeroporto, mas mesmo assim o atendimento foi bem rápido e fluiu bem, não esperamos nem 10 minutos. De igual forma o atendimento foi bom.

O Avião

O Voo foi em um Boeing 777-200 tanto na ida quanto na volta. É um daqueles modelos enormes de viagem internacional e achei ele bem confortável.

Aqui cabe uma explicação: A Qatar Airways não tem operação aqui e a maioria dos voos deles são de conexão. Por exemplo, o nosso voo havia feito uma parada em São Paulo vindo de Doha (Captal do Qatar) e iria em seguida para Buenos Aires. Da mesmo forma que o voo de volta sairia de Buenos Aires, com parada em São Paulo e partiria novamente para Doha. O bom disso é que é fácil de achar promoção, pois é um voo confirmado e tendo passageiro ou não, eles tem que fazer a viagem. Por esse motivo existem promoções para ocupar os assentos que iriam vazios de São Paulo à Buenos Aires.

Um outro ponto positivo é que achei o espaço entre poltronas “um pouquinho” maior que algumas outras companhias. Ou eu estou emagrecendo, ou realmente o espaço era pouca coisa maior. 😉 Mas me pareceu realmente que o joelho batia menos na poltrona da frente (classe econômica, gente).

Entretenimento

Achei o sistema de entretenimento deles bem completo e atualizado. Quando você entra os fones já estão no lugar (pelo menos em ambos os voos já estava, então acredito ser o padrão deles) e o sistema já está funcionando (diferente de algumas outras companhias que só liberam o uso, ou o sistema só funciona, após os avisos de segurança).

qatar_airways-entretenimento

Havia uma boa variedade de filmes disponíveis para escolher, inclusive alguns que foram lançados à pouco tempo, o que é bom. Com opção também de escolher entre filmes de Hollywood ou de Bollywood.

qatar_airways-tela
Sim, algumas informações aparecem em árabe mas também em inglês

Serviço de Bordo

Assim que todos estão acomodados, é oferecido aos passageiros uma toalha para higiene de mãos e rosto.

qatar_airways-toalha

E mesmo em nosso voo que foi mais curto (entre 2hs30min à 3hs de São Paulo à Buenos Aires) foi oferecida refeição. Achamos ela bem completa e bem gostosa. A principal diferença entre algumas outras companhias é que geralmente esse tipo de comida é oferecido em mais de uma opção. Ou eles oferecem uma Massa ou uma Proteína (Carne / Frango). Aqui a Qatar fez diferente, era apenas uma opção, de Massa com Frango. Levamos dois pelo preço de um, estamos no lucro.

qatar_airways-refeicao

Além da Massa + Frango (na volta também era Frango com Purê de Batatas) ainda vem uma água, um pãozinho com manteiga e cream-cheese, uma salada e uma sobremesa (mousse / bolo / torta) além de vir uma barrinha de chocolate. UAU, bem completo para os padrões atuais. E o mais legal: OS TALHERES SÃO DE METAL. Nada de ter que ficar se esforçando pra não quebrar os talheres de plástico.

De bebidas havia como escolha sucos, refrigerante e diversas opções de bebidas alcoólicas como Whisky, Vinho, Cerveja etc. Nota:  em ambos os voos eles tinham disponível um Suco de Tomate, e por ser algo diferente, resolvemos pedir um para experimentar. Parecia que havíamos aberto uma latinha de extrato de tomate para macarrão e colocado no copo. :-/ É, digamos, diferente. Mas não é doce, como pensávamos. Recomendo experimentar, pra conhecer, mas não nos cativou a ponto de pedir novamente.

Resumo

Aproveitamos uma promoção e resolvemos conhecer essa companhia aérea e pra falar a verdade, não teve nada que pudéssemos reclamar nessa experiência que tivemos com eles. O atendimento foi muito bom e a cordialidade dos atendentes (desde o aeroporto até a tripulação) foi excelente.

Ambos os voos saíram pontualmente dos aeroportos e não tivemos nenhum problema. Eu com certeza passarei a procurar mais voos (promocionais, claro) com eles e ver onde mais eles atendem pois com certeza voltaria a voar com a Qatar.

Anúncios